Resumo:
O presente artigo dedicou-se ao estudo da adoção da norma contábil voltado para as MPE. A crescente
participação das MPE na economia e a elaboração do IFRS for SMEs divulgado no Brasil na forma de
CPC PME implicou sua adoção desde 2009. O principal objetivo dessa pesquisa foi investigar os níveis
de conhecimento dos profissionais que atuam na área contábil acerca do CPC PME no município de Monteiro - PB. Os dados foram coletados a partir de um questionário direcionado aos profissionais contábeis que atuam nos escritórios locais. A amostra se constitui em 6 profissionais devidamente registrados no CRC e os dados foram analisados sobre uma abordagem descritiva e finalidade aplicada, adicionado a procedimento técnico bibliográfico com característica de estudo qualitativo. Os resultados apontam para uma deficiência no
conhecimento e aplicação do CPC PME. Apesar da maioria dos profissionais estarem atuando a mais de 6 anos, a falta de treinamento e divulgação por parte dos escritórios acerca da norma atingiu 83,33% da amostra. Os itens com maior dificuldade de implantação foram o reconhecimento, mensuração e evidenciação de instrumentos financeiros e a depreciação do ativo imobilizado. Entre os benefícios trazidos pela adoção da norma 66,67% considera informações mais precisas e detalhadas uteis a tomada de decisão. Conclui-se que após uma década os escritórios ainda enfrentam problemas quanto a adoção e conhecimento dos procedimentos emanados do CPC PME limitando a finalidade da contabilidade por não servir para a gestão dos pequenos negócios.
Descrição:
PEREIRA, M. M. O processo de convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais e as microempresas e empresas de pequeno porte: percepção dos profissionais contábeis do município de Monteiro-PB. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].