Resumo:
O ensino da contabilidade vem passando por diversas transformações, neste sentido as universidades buscam oferecer aos seus discentes uma base acadêmica capaz de fomentar a criação de competências e habilidades a serem utilizadas no ambiente profissional. O presente estudo teve como objetivo geral verificar os planos de ensino das disciplinas da área de custos nos cursos de graduação em ciências contábeis, ofertados pelas Instituições de Ensino Superior públicas do estado da Paraíba. A pesquisa justificou-se ser relevante por entender, que o processo de formação acadêmica é fator determinante na formação de profissionais competentes e hábeis no desempenho de suas funções. Com relação aos procedimentos
metodológicos, classificou-se como descritiva, comparativa, de natureza qualitativa, por meio da análise documental, os resultados evidenciaram que existe homogeneidade na estrutura dos planos de ensino, diante de uma vasta pluralidade de conteúdos abordados. A metodologia de ensino mais usual é a “aula expositiva”
e a forma de avaliação é a “prova objetiva/subjetiva”. O livro com maior indicação nas referências é "Contabilidade de Custos”, de Eliseu Martins (2010). A partir dos resultados é possível afirmar que existe uma semelhança nos planos de ensino das disciplinas da área de custos ofertadas pelas universidades públicas paraibanas.
Descrição:
MENINO, M. C. L. Uma análise da disciplina de contabilidade de custos nos cursos de graduação em ciências contábeis nas universidades públicas do Estado da Paraíba no ano de 2019. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].