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Um estudo sobre a avaliação escolar na perspectiva de gênero

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dc.contributor.author Leite, Maria Bernadete Batista da Silva
dc.date.accessioned 2020-01-23T14:51:52Z
dc.date.available 2020-01-23T14:51:52Z
dc.date.issued 2008-12-04
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21488
dc.description LEITE, Maria Bernadete Batista da Silva. Um estudo sobre a avaliação escolar na perspectiva de gênero. 2008. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Básica) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2008. pt_BR
dc.description.abstract O estabelecimento de processos de interação entre as pessoas faz com que elas avaliem e sejam avaliadas constantemente. Todavia, há um espaço onde essa avaliação determina muitas vezes o destino dos sujeitos nela envolvido: a escola. Neste desse contexto, o objetivo do presente trabalho é identificar as concepções de avaliação e de gênero das professoras das séries iniciais da Escola Municipal Maria Pessoa Cavalcanti, na cidade de Umbuzeiro – PB, e de que forma estas concepções se entrelaçam influenciando as avaliações realizadas sobre os/as alunos/as. Como a avaliação na perspectiva de gênero não é um tema que apresenta uma vasta literatura, grande parte do referencial teórico utilizado reporta-se a obras consagradas que tratam da avaliação em um contexto geral, tais como: Hoffman (1990), Luckesi (1996), Pehhenoud (1999), entre outros; e sobre as questões de gênero os estudos de Carvalho (2000). O recurso utilizado para a análise qualitativa foi a aplicação de um questionário junto às professoras das séries iniciais da Escola Municipal Maria Pessoa Cavalcanti, na cidade de Umbuzeiro – PB. No que concerne ao exame quantitativo, foi feita uma análise documental embasada nos resultados do ano letivo de 2007 da escola em questão. Ao final da pesquisa, ficaram patentes as contradições existentes entre a análise dos dados e as respostas fornecidas pelos (as) professores (as), evidenciando que as expectativas de gênero apresentadas sobre meninos e meninas, definição de maus alunos e boas alunas, não correspondem aos resultados finais analisados e que se confundem desempenho escolar com comportamento idealizado. A escola não deve ficar alheia a esta questão, uma vez que, as professoras podem ser muito influentes através de sua prática avaliativa, no sentido de oportunizar as construções de comportamentos e atitudes dos alunos e alunas sobre os papéis de gênero. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Anita Leocádia Pereira dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Construção de comportamento pt_BR
dc.title Um estudo sobre a avaliação escolar na perspectiva de gênero pt_BR
dc.type Other pt_BR


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