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A alfabetização é um processo de extrema importância na vida das crianças, e a
ludicidade, possui um papel de grande relevância nesse processo, pois, esta
favorece o desenvolvimento afetivo, cognitivo, imaginário, familiar e social da
criança. Baseando-se no fato que as salas de aula, não são homogêneas, o teste
das quatro palavras e uma frase proposto por Ferreiro e Teberosky (2008), sugere
que o professor trabalhe com seus alunos diante de seus resultados, sendo possível
trabalhar de acordo com a dificuldade de cada criança. Outro fato importante, é a
necessidade de o professor compreender as capacidades necessárias para a
alfabetização, as quais segundo Lemle (2009), relaciona os símbolos, a
diferenciação das letras, a distinção dos sons da fala, à consciência da unidade da
palavra e por último a organização da página escrita. Dentro desta perspectiva, este
artigo tem o objetivo de relatar uma experiência vivenciada no estágio
supervisionado no ensino fundamental - anos iniciais, do curso de Pedagogia da
UEPB, o qual foi realizado na escola Municipal Nila Ferreira, no município de
Fagundes, Paraíba. A partir das observações realizadas no estágio, foi desenvolvido
um projeto que teve como base, compreender a importância da ludicidade na
educação dos anos iniciais em conjunto com os níveis de aprendizagem de Ferreiro
e Teberosky (2008), como também, considerando as cinco capacidades necessárias
do educador segundo Lemle (2009). Observamos que o processo de alfabetização
dos alunos, através da realização do teste das quatro palavras e uma frase,
realizado com as crianças, nos permitiu enxergar, apesar de estarem, no momento,
em diferentes níveis de escrita, a possibilidade de avançarem de um nível para
outro, se forem motivadas a pensarem e a criarem suas hipóteses sobre as suas
construções. |
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