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A contação de história e a articulação entre a oralidade, a leitura e a escrita: relato de uma experiência em turma de Estágio Supervisionado

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dc.contributor.author Santos, Sabrina Pereira dos
dc.date.accessioned 2020-01-24T14:27:56Z
dc.date.available 2020-01-24T14:27:56Z
dc.date.issued 2019-06-15
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21494
dc.description SANTOS, Sabrina Pereira dos. A contação de história e a articulação entre a oralidade, a leitura e a escrita: relato de uma experiência em turma de estágio supervisionado. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A alfabetização é um processo de extrema importância na vida das crianças, e a ludicidade, possui um papel de grande relevância nesse processo, pois, esta favorece o desenvolvimento afetivo, cognitivo, imaginário, familiar e social da criança. Baseando-se no fato que as salas de aula, não são homogêneas, o teste das quatro palavras e uma frase proposto por Ferreiro e Teberosky (2008), sugere que o professor trabalhe com seus alunos diante de seus resultados, sendo possível trabalhar de acordo com a dificuldade de cada criança. Outro fato importante, é a necessidade de o professor compreender as capacidades necessárias para a alfabetização, as quais segundo Lemle (2009), relaciona os símbolos, a diferenciação das letras, a distinção dos sons da fala, à consciência da unidade da palavra e por último a organização da página escrita. Dentro desta perspectiva, este artigo tem o objetivo de relatar uma experiência vivenciada no estágio supervisionado no ensino fundamental - anos iniciais, do curso de Pedagogia da UEPB, o qual foi realizado na escola Municipal Nila Ferreira, no município de Fagundes, Paraíba. A partir das observações realizadas no estágio, foi desenvolvido um projeto que teve como base, compreender a importância da ludicidade na educação dos anos iniciais em conjunto com os níveis de aprendizagem de Ferreiro e Teberosky (2008), como também, considerando as cinco capacidades necessárias do educador segundo Lemle (2009). Observamos que o processo de alfabetização dos alunos, através da realização do teste das quatro palavras e uma frase, realizado com as crianças, nos permitiu enxergar, apesar de estarem, no momento, em diferentes níveis de escrita, a possibilidade de avançarem de um nível para outro, se forem motivadas a pensarem e a criarem suas hipóteses sobre as suas construções. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Ruth Brito de Figueiredo Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title A contação de história e a articulação entre a oralidade, a leitura e a escrita: relato de uma experiência em turma de Estágio Supervisionado pt_BR
dc.type Other pt_BR


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