dc.description.abstract |
Sabemos que a educação geográfica enfrentou processos, modificações e desafios
ao longo dos tempos. Na contemporaneidade, os docentes de geografia também
enfrentam desafios mediante o ensino-aprendizagem. Desta forma, a pesquisa
objetiva discutir a educação geográfica mediante os desafios presentes na geografia
escolar e na prática docente, tendo por base um estudo comparativo das escolas
trabalhadas pelos residentes e preceptoras da Residência Pedagógica de Geografia
do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba. Especificamente, fazer uma
abordagem sobre a Geografia e seus desafios como disciplina escolar, trazer
reflexões concernentes à Residência Pedagógica, Estágio Supervisionado, à BNCC,
o papel do professor e da escola na construção do conhecimento e expor os desafios
vivenciados pelos participantes da Residência Pedagógica. A escolha do tema se deu
a partir da nossa experiência no programa em que percebemos a importância de
conhecermos esses desafios oriundos de nossa própria vivência antes do término do
curso e não apenas por experiência dos outros. O trabalho se utilizou do método
materialista histórico dialético e seu procedimento metodológico parte de autores
como Andrade (2008), Callai (2011), Manfio (2016), Cardoso (2016) e Maylsz (2011);
posteriormente, se tem a análise dos dados através de um questionário com os
residentes das escolas. O trabalho conta com uma abordagem qualitativa, tratando-
se de um estudo de caso nas escolas Centro Educacional Osmar de Aquino,
Guarabira/PB e Escola Municipal José Tomaz de Aquino, Cuitegi/PB. A pesquisa
possui relevância para a sociedade contemporânea, que reflete diante da conjuntura
educacional e procura melhorias. Os resultados da pesquisa além de demostrar a
importância do referido programa para a formação dos residentes de ambas escolas,
apresenta os desafios mediante suas práticas docentes. |
pt_BR |