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Este estudo objetiva levantar uma discussão teórico-metodológica ao analisar alguns
aspectos estudados em relação ao ensino de Matemática, numa perspectiva interdisciplinar
do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. Buscou-se uma metodologia de abordagem
qualitativa de cunho descritiva, cujos procedimentos se definiram como uma experiência do
processo interacional de mediação entre professor e aluno em sala de aula, em uma turma
de 5º ano, na faixa etária de 10 a 15 anos de uma escola pública do município de Campina
Grande, Paraíba. Optou-se por fundamentar a pesquisa nos estudos de Dante (2009),
Danyluk (1991, 2002), Gerhardt; Silveira, (2009), Saviani, (1985,1997), Rivièri (In: COLL e
MARTÍN, 2004), Vilela; Mendes, (2003) entre outros documentos oficiais já publicados em
circulação. Espera-se com este estudo poder contribuir para algum tipo de mudança
significativa, no modo do fazer pedagógico de educadores inseridos nessa etapa de
ensino, em relação à disciplina Matemática de perspectiva da interdisciplinar. Conclui-se
com este estudo que ainda a muito por se fazer na intenção de se alcançar tanto uma
prática mais frequente, no ensino dos conteúdos matemáticos quanto na direção de um
professor que apresenta o conteúdo da matemática, na perspectiva da oralidade, partindo
das definições, exemplos, demonstrações de propriedades, seguidas de exercícios de
aprendizagem, fixação e aplicação e, propondo que, o aluno aprenda, não por meio da
reprodução e da memorização, mas, por meio de uma aprendizagem realmente
significativa, que estimule o aluno à construção e a realização em sala de aula de
atividades que esteja baseada na realidade vivenciada pelo aluno no seu nível de
letramento diário. |
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