UEPB - Repositório Digital

O ensino da Matemática no 5º ano do ensino fundamental - uma perspectiva interdisciplinar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Joyce Almeida Ataíde
dc.date.accessioned 2020-01-27T14:36:55Z
dc.date.available 2020-01-27T14:36:55Z
dc.date.issued 2019-06-08
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21505
dc.description ALVES, Joyce Almeida Ataíde. O ensino da Matemática no 5º ano do ensino fundamental - uma perspectiva interdisciplinar. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo objetiva levantar uma discussão teórico-metodológica ao analisar alguns aspectos estudados em relação ao ensino de Matemática, numa perspectiva interdisciplinar do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. Buscou-se uma metodologia de abordagem qualitativa de cunho descritiva, cujos procedimentos se definiram como uma experiência do processo interacional de mediação entre professor e aluno em sala de aula, em uma turma de 5º ano, na faixa etária de 10 a 15 anos de uma escola pública do município de Campina Grande, Paraíba. Optou-se por fundamentar a pesquisa nos estudos de Dante (2009), Danyluk (1991, 2002), Gerhardt; Silveira, (2009), Saviani, (1985,1997), Rivièri (In: COLL e MARTÍN, 2004), Vilela; Mendes, (2003) entre outros documentos oficiais já publicados em circulação. Espera-se com este estudo poder contribuir para algum tipo de mudança significativa, no modo do fazer pedagógico de educadores inseridos nessa etapa de ensino, em relação à disciplina Matemática de perspectiva da interdisciplinar. Conclui-se com este estudo que ainda a muito por se fazer na intenção de se alcançar tanto uma prática mais frequente, no ensino dos conteúdos matemáticos quanto na direção de um professor que apresenta o conteúdo da matemática, na perspectiva da oralidade, partindo das definições, exemplos, demonstrações de propriedades, seguidas de exercícios de aprendizagem, fixação e aplicação e, propondo que, o aluno aprenda, não por meio da reprodução e da memorização, mas, por meio de uma aprendizagem realmente significativa, que estimule o aluno à construção e a realização em sala de aula de atividades que esteja baseada na realidade vivenciada pelo aluno no seu nível de letramento diário. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria José Guerra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Letramento matemático pt_BR
dc.title O ensino da Matemática no 5º ano do ensino fundamental - uma perspectiva interdisciplinar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta