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Este estudo, sobre “O livro de literatura na prática pedagógica da Educação Infantil: uma
experiência docente na turma do Pré-Escolar” realizou-se, em abril de 2018, numa escola
pública municipal do municio de Campina Grande, Paraíba, no período de realização do
estágio supervisionado do curso de Pedagogia- PARFOR/CAPES/MEC da Universidade
Estadual da Paraíba-UEPB, Campina Grande-PB. Objetivou despertar o gosto pela leitura, ao
mesmo tempo, em que se trabalhava a construção de valores da obediência e dos bons
costumes no contexto social escolar. Na intenção de analisar de que modo e como surge o
interesse e o grau de importância dada à leitura, por parte das crianças da turma da Pré-
Escola, a partir do projeto de intervenção pedagógica de Literatura Infantil vivenciado durante
o Estágio II Educação Infantil. Optou-se, por uma metodologia de abordagem qualitativa,
adotaram-se os procedimentos metodológicos de observação e de atuação e prática docente
em sala de aula da turma do Pré-Escolar, em que o projeto de Literatura Infantil foi dividido
em cinco temas de momentos sobre à prática de leitura, contação ou reconto de histórias,
sendo uma história por dia. Optou-se por utilizar livros infantis famosos e contos populares. O
apoio teórico ficou centrado tanto em documentos oficiais já publicados e, em circulação
sobre a Educação Infantil e nos estudos de autores como: Cademartori (2010), Candido
(1972), Chaves (2014), Diniz (2013), Freire (2000), Gregorin Filho (2010), Job (2016), Lima
(2013), Lois (2010), Medeiros (2015), Moyles (2002), Romani (2011), Silva (2005), entre
outros. Os resultados demonstraram um crescente interesse das crianças pelo projeto de leitura
e uma maior facilidade de entendimento dos temas trabalhados, quando comparado com
outras técnicas usuais e, especificamente, as crianças manifestaram muito interesse e o gosto
pela leitura da literatura infantil vivenciada em nossa prática docente. Conclui-se, que a
concepção de bons leitores depende de professores que deverão ter a concepção de sua
responsabilidade ao tornarem as suas crianças no cotidiano da escola em leitores, e só assim
tornaremos uma sociedade contemporânea com bons leitores. Pois, um livro é satisfatório a
toda a criança, quando ele considera estimular o imaginário das crianças, ampliar o seu
vocabulário, entre outros requisitos que o livro conduz. Vale ressaltar que os benefícios são
percebidos tanto para quem ler quanto para quem está recebendo a informação. |
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