UEPB - Repositório Digital

O livro de literatura na prática pedagógica da educação infantil: uma experiência docente na turma do pré-escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Marques, Janilene de Lima
dc.date.accessioned 2020-01-27T14:41:23Z
dc.date.available 2020-01-27T14:41:23Z
dc.date.issued 2019-06-15
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21509
dc.description MARQUES, Janilene de Lima. O livro de literatura na prática pedagógica da educação infantil: uma experiência docente na turma do pré-escolar. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo, sobre “O livro de literatura na prática pedagógica da Educação Infantil: uma experiência docente na turma do Pré-Escolar” realizou-se, em abril de 2018, numa escola pública municipal do municio de Campina Grande, Paraíba, no período de realização do estágio supervisionado do curso de Pedagogia- PARFOR/CAPES/MEC da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Campina Grande-PB. Objetivou despertar o gosto pela leitura, ao mesmo tempo, em que se trabalhava a construção de valores da obediência e dos bons costumes no contexto social escolar. Na intenção de analisar de que modo e como surge o interesse e o grau de importância dada à leitura, por parte das crianças da turma da Pré- Escola, a partir do projeto de intervenção pedagógica de Literatura Infantil vivenciado durante o Estágio II Educação Infantil. Optou-se, por uma metodologia de abordagem qualitativa, adotaram-se os procedimentos metodológicos de observação e de atuação e prática docente em sala de aula da turma do Pré-Escolar, em que o projeto de Literatura Infantil foi dividido em cinco temas de momentos sobre à prática de leitura, contação ou reconto de histórias, sendo uma história por dia. Optou-se por utilizar livros infantis famosos e contos populares. O apoio teórico ficou centrado tanto em documentos oficiais já publicados e, em circulação sobre a Educação Infantil e nos estudos de autores como: Cademartori (2010), Candido (1972), Chaves (2014), Diniz (2013), Freire (2000), Gregorin Filho (2010), Job (2016), Lima (2013), Lois (2010), Medeiros (2015), Moyles (2002), Romani (2011), Silva (2005), entre outros. Os resultados demonstraram um crescente interesse das crianças pelo projeto de leitura e uma maior facilidade de entendimento dos temas trabalhados, quando comparado com outras técnicas usuais e, especificamente, as crianças manifestaram muito interesse e o gosto pela leitura da literatura infantil vivenciada em nossa prática docente. Conclui-se, que a concepção de bons leitores depende de professores que deverão ter a concepção de sua responsabilidade ao tornarem as suas crianças no cotidiano da escola em leitores, e só assim tornaremos uma sociedade contemporânea com bons leitores. Pois, um livro é satisfatório a toda a criança, quando ele considera estimular o imaginário das crianças, ampliar o seu vocabulário, entre outros requisitos que o livro conduz. Vale ressaltar que os benefícios são percebidos tanto para quem ler quanto para quem está recebendo a informação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria José Guerra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title O livro de literatura na prática pedagógica da educação infantil: uma experiência docente na turma do pré-escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta