UEPB - Repositório Digital

A relação afetiva entre a família/escola e sua importância na aprendizagem da educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mota, Edna Maria Farias
dc.date.accessioned 2020-01-27T14:41:44Z
dc.date.available 2020-01-27T14:41:44Z
dc.date.issued 2019-06-15
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21510
dc.description MOTA, Edna Maria Farias. A relação afetiva entre a família/escola e sua importância na aprendizagem da educação infantil. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo é resultante da nossa prática de observação e atuação docente, como professora-estagiária do curso de Pedagogia – PARFOR/CAPES da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB que foi realizada, em uma escola pública municipal da cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil, na turma do Maternal-II, com um total de 20 crianças matriculadas, na faixa etária entre 3 e 4 anos. O objetivo desse estudo era compreender a importância da relação afetiva entre família-escola no processo de ensino-aprendizagem da criança da Educação Infantil. Para analisar a importância da afetividade no desenvolvimento da criança, foram desenvolvidas atividades por meio de um projeto de intervenção escolar, cujo tema era “família”, do qual se buscou a melhoria das relações entre escola e família. Nesse contexto, a metodologia utilizada neste estudo foi o relato de experiência alicerçado nos conceitos e pressupostos de afetividade sob o olhar walloniano. O apoio teórico se fundamentou na consulta em documentos oficiais já publicados e em circulação, sobre a Educação Infantil e nos estudos de Brandão (2005), Chalita (2003), Dantas (1992), Saltini (1997), Tiba (2002), Vygotsky (2003), Wallon (1968), entre outros. Como resultado deste trabalho, constatou-se que existe um valor afetivo muito presente na imaginação da criança em relação aos seus pais, sobretudo, em relação as suas mamães, mas, que ainda precisa ser complementado ou continuado um trabalho com mais entusiasmo em relação à interação afetiva tanto vinda de uma maior participação da família para o contexto escolar quanto de uma maior aproximação da escola em relação a família da criança. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria José Guerra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title A relação afetiva entre a família/escola e sua importância na aprendizagem da educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta