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Este artigo é resultante da nossa prática de observação e atuação docente, como professora-estagiária
do curso de Pedagogia – PARFOR/CAPES da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB que foi
realizada, em uma escola pública municipal da cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil, na turma
do Maternal-II, com um total de 20 crianças matriculadas, na faixa etária entre 3 e 4 anos. O objetivo
desse estudo era compreender a importância da relação afetiva entre família-escola no processo de
ensino-aprendizagem da criança da Educação Infantil. Para analisar a importância da afetividade no
desenvolvimento da criança, foram desenvolvidas atividades por meio de um projeto de intervenção
escolar, cujo tema era “família”, do qual se buscou a melhoria das relações entre escola e família.
Nesse contexto, a metodologia utilizada neste estudo foi o relato de experiência alicerçado nos
conceitos e pressupostos de afetividade sob o olhar walloniano. O apoio teórico se fundamentou na
consulta em documentos oficiais já publicados e em circulação, sobre a Educação Infantil e nos
estudos de Brandão (2005), Chalita (2003), Dantas (1992), Saltini (1997), Tiba (2002), Vygotsky
(2003), Wallon (1968), entre outros. Como resultado deste trabalho, constatou-se que existe um valor
afetivo muito presente na imaginação da criança em relação aos seus pais, sobretudo, em relação as
suas mamães, mas, que ainda precisa ser complementado ou continuado um trabalho com mais
entusiasmo em relação à interação afetiva tanto vinda de uma maior participação da família para o
contexto escolar quanto de uma maior aproximação da escola em relação a família da criança. |
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