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O comportamento agressivo tem se tornado cada vez mais comum no espaço escolar.
Acredita- se que atos de violência física, verbal e psicológica, bem como apelidos pejorativos
praticados por alguns alunos, têm sido fatores relevantes no baixo rendimento escolar dos
alunos vítimas destes atos. Diante desses fatos, o presente trabalho tem como objetivo, relatar
uma experiência obtida no estágio supervisionado no ensino fundamental – anos, iniciais do
curso de pedagogia da UEPB, o qual foi realizado no ano de 2018, em uma escola Municipal
no município de Boa Vista-PB, onde houve a fase de observação com os alunos do 4º ano do
Ensino Fundamental I. A partir das analises e constatações obtidas no estágio é que foi
possível perceber que nesta escola estava tendo conflitos entre os alunos, a partir dai foi
desenvolvido um projeto didático, no intuito de discutir o tema bullying, buscar soluções
diante da importância deste assunto e trabalhar as causas destes comportamentos no ambiente
escolar, mostrando que tais atitudes trazem consequências negativas tanto para os autores
como para as vítimas, afetando a formação psicológica, emocional e sócio-educacional dos
envolvidos. A temática foi trabalhada com toda a comunidade escolar, através de palestras,
debates, vídeos e uma sequência de atividades, finalizando com uma peça teatral que
possibilitou trabalhar todas as causas e consequências e as formas de combater este fenômeno.
O desenvolvimento desse projeto foi de grande importância, conscientizando que a família e a
escola têm papel fundamental em combater o bullying, e que ambas devem estimular o diálogo,
a empatia, a justiça, a solidariedade e, sobretudo o respeito, fatores fundamentais para que
haja um vínculo da socialização para o desenvolvimento psíquico e social de seus educandos,
desenvolvendo assim, o lado cidadão de cada indivíduo com formação plena de seus direitos e
também de seus deveres. |
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