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Este estudo objetiva apresentar a análise do uso de brinquedos e brincadeiras para o
aluno do 4º ano de uma escola pública do município de Fagundes/ PB, a partir das
experiências e efeitos que os brinquedos e as brincadeiras trazem para o desenvolvimento
das crianças. Escolheu-se a metodologia de natureza qualitativa cujo procedimento
metodológico se fundamentou numa pesquisa bibliográfica, descritiva e interpretativa dos
dados coletados no contexto da atividade docente de sala de aula, durante o Estágio de
docência do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Muitos são os autores que falam que é
através das brincadeiras que as crianças se preparam para a vida adulta descobrindo sua
personalidade. Buscamos apoio teórico nos estudos de Attos (1999), Bueno (2010), Chaves
(2014), Freire (2004), Nallin (2005), Oliveira (2002), Seabra (2010), Silva (2004), entre
outros. Diante da análise, concluímos que esse estudo foi muito proveitoso para o
desenvolvimento global dos alunos da turma em análise (4º ano do Ensino Fundamental I),
visto que é muito salutar envolver as brincadeiras nas atividades do Ensino Fundamental
Anos Iniciais, garantindo com isso, melhor fluência no ensino aprendizagem, logo,
percebemos o brinquedo como objeto facilitador para que as brincadeiras venham a ser
atividades prazerosas, concluímos também que houve verdadeira participação das crianças
analisadas no decorrer do Projeto de Pesquisa, com amplo desenvolvimento de todos nas
atividades lúdicas elencadas no Artigo que se segue. |
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