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A alfabetização é um processo que se inicia desde os primeiros contatos da criança com o
mundo que a cerca. Tanto a leitura quanto a escrita abrangem capacidades que são adquiridas
no processo de alfabetização, incluindo desde os primeiros registros alfabéticos até a
produção independente de textos, onde a leitura está diretamente ligada a escrita , segundo
Lemle (2009). Sendo assim, ler não é simplesmente interpretar símbolos ou gráficos, mas
interpretar o mundo que nos cerca, sendo o mesmo um elo que integra o ser humano com a
sociedade em que vive; onde cada criança possui sua individualidade. Desse modo, o
educador precisa compreender o nível em que criança se encontra, para trabalhar segundo
esse contexto pessoal (FERREIRO; TEBEROSK 2008). Dentro deste contexto, o presente
trabalho, é fruto de uma pesquisa desenvolvida no estágio supervisionado do ensino
fundamental- séries inicias do curso de Pedagogia/UEPB. O objetivo foi compreender os
processos da alfabetização, baseado nos estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (2008), e
Lemle (2009), na Escola Municipal Nila Ferreira, em uma turma de 2º ano do ensino
fundamental. A temática foi trabalhada com a turma juntamente com o auxílio da professora,
através de observações, debates e testes, finalizando com uma sequência de atividades que
possibilitou trabalhar todos os níveis de aprendizagem, visando melhorar o aprendizado das
crianças. O desenvolvimento deste trabalho foi de grande relevância, pois foi possível
percebermos e até mesmo questionarmos, formas de possivelmente tornar situações cotidianas
mais lúdicas para dar suporte aos educandos que apresentam dificuldades na aprendizagem. |
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