Resumo:
O presente estudo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas das professoras da Pré-
escola da Creche Filismina Gonçalves de Queiroz, tendo como aporte os referenciais, teórico-
metodológico, referentes a ludicidade e sua aplicabilidade. A pesquisa se desenvolveu por
meio de estudos bibliográficos (podemos citar Vygostsky, Kishimoto e RCNEI, que
embasaram toda a pesquisa) e da observação das aulas das professoras da Pré-Escola, bem
como da prática do meu Estágio Supervisionado na Educação Infantil. A partir das
observações realizadas, foi necessário conhecer as concepções das professoras da Pré-escola a
respeito da função lúdico nas práticas pedagógicas da Educação Infantil. Diante disso, foram
aplicados questionários com professoras da Pré-escola, os quais no proporcionaram um
panorama de como as docentes usam o lúdico em suas aulas e seus conhecimentos da
importância do lúdico para o processo de aprendizagem.
Descrição:
BÚ, Izabel Cristina dos Santos Sales do. O lúdico na educação infantil: um olhar sobre as práticas pedagógicas na pré-escola da Creche Filismina Gonçalves de Queiroz na cidade de Puxinanã-PB. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.