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Uma análise da avaliação da aprendizagem escolar: um estudo de caso na Escola M.E.I.F. Maria da Guia Ramos

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dc.contributor.author Cavalcanti, Clara Araújo
dc.date.accessioned 2020-01-30T15:12:39Z
dc.date.available 2020-01-30T15:12:39Z
dc.date.issued 2019-06-26
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21528
dc.description CAVALCANTI, Clara Araújo. Uma análise da avaliação da aprendizagem escolar: um estudo de caso na Escola M.E.I.F. Maria da Guia Ramos. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa tem como tema: Uma análise da Avaliação da Aprendizagem Escolar: Um Estudo de Caso na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria da Guia Ramos. Teve como objetivo analisar as concepções de avaliação, e as formas como ela vem sendo desenvolvida no processo de ensino-aprendizagem, pelos professores (as) do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento deste trabalho realizamos uma pesquisa bibliográfica que teve como fonte teórica prioritariamente as obras de Hoffmann, Luckesi e Vasconcelos. Buscou- se delinear o presente estudo com uma temática centrada nos dois tipos de avaliação. Avaliação classificatória, cuja expectativa de promoção passa a girar em torno da nota sem que haja o acompanhamento processual do desenvolvimento do aluno. Avaliação mediadora, nesta perspectiva os alunos são considerados sujeitos no processo de construção do conhecimento, e o professor assume o papel de mediador, avaliando o desempenho dos alunos permanentemente ao longo de todo processo. Constatamos através da fala de nossos informantes algumas contradições, no tocante ao desenvolvimento de uma prática avaliativa na lógica de uma avaliação continua e mediadora. A Lei de Diretrizes e Base da Educação nacional, e atualmente, a Base Nacional Comum Curricular, exigem que as escolas desenvolvam uma avaliação diagnóstica, processual e formativa. Contudo na maioria Das escolas, inclusive a que foi objeto de estudo desta pesquisa, ainda por parte das professoras persiste uma avaliação tradicional, conteudista, na qual, o papel do professor limita-se em constatar se o aluno estar apto, ou não, a dar sequência ao seu aprendizado escolar. Se desejamos melhorar a qualidade da educação não podemos nos deter apenas na reflexão do ato avaliativo. Essa meditação deve envolver o processo educacional como um todo, bem como os condicionamentos históricos sociais que exerce forte influência nesse processo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Mary Delane Gomes de Santana pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title Uma análise da avaliação da aprendizagem escolar: um estudo de caso na Escola M.E.I.F. Maria da Guia Ramos pt_BR
dc.type Other pt_BR


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