dc.description.abstract |
A presente pesquisa tem como tema: Uma análise da Avaliação da Aprendizagem
Escolar: Um Estudo de Caso na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental
Maria da Guia Ramos. Teve como objetivo analisar as concepções de avaliação, e as
formas como ela vem sendo desenvolvida no processo de ensino-aprendizagem,
pelos professores (as) do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Para o
desenvolvimento deste trabalho realizamos uma pesquisa bibliográfica que teve como
fonte teórica prioritariamente as obras de Hoffmann, Luckesi e Vasconcelos. Buscou-
se delinear o presente estudo com uma temática centrada nos dois tipos de avaliação.
Avaliação classificatória, cuja expectativa de promoção passa a girar em torno da nota
sem que haja o acompanhamento processual do desenvolvimento do aluno. Avaliação
mediadora, nesta perspectiva os alunos são considerados sujeitos no processo de
construção do conhecimento, e o professor assume o papel de mediador, avaliando o
desempenho dos alunos permanentemente ao longo de todo processo. Constatamos
através da fala de nossos informantes algumas contradições, no tocante ao
desenvolvimento de uma prática avaliativa na lógica de uma avaliação continua e
mediadora. A Lei de Diretrizes e Base da Educação nacional, e atualmente, a Base
Nacional Comum Curricular, exigem que as escolas desenvolvam uma avaliação
diagnóstica, processual e formativa. Contudo na maioria Das escolas, inclusive a que
foi objeto de estudo desta pesquisa, ainda por parte das professoras persiste uma
avaliação tradicional, conteudista, na qual, o papel do professor limita-se em constatar
se o aluno estar apto, ou não, a dar sequência ao seu aprendizado escolar. Se
desejamos melhorar a qualidade da educação não podemos nos deter apenas na
reflexão do ato avaliativo. Essa meditação deve envolver o processo educacional
como um todo, bem como os condicionamentos históricos sociais que exerce forte
influência nesse processo. |
pt_BR |