Resumo:
O presente trabalho visa apresentar o relato de nossa experiência no Estágio
Curricular Supervisionado em Educação Física, realizado no período de 09 de Março
a 15 de Junho do ano de 2019, na Escola Municipal Maria Izabel de Araújo no
município de Mato Grosso – PB. Definimos como objeto geral: Descrever a prática
pedagógica vivenciada no Estágio Supervisionado II nas aulas de Educação Física
com a utilização dos jogos e brincadeiras. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo
relato de experiência, elaborado no contexto da disciplina Estágio Supervisionado II,
ministrada no sexto período do curso de Licenciatura em Educação Física
UEPB/CAMPUS IV que teve como objetivo principal a intervenção pedagógica na
Educação Física formal, no ensino fundamental I e II da Educação Básica.
Utilizamos como referencial teórico os autores: Patricia Fonte (2009); Friedman
(1996); Kishimoto (1997); Volpato (1998); Zanluchi (2005), os Parâmetros
Curriculares Nacionais – PCNs (2016); BNCC (2018), bem como outros autores
fundamentais para a realização deste estudo. Nas descrições apresentadas
procuramos evidenciar aspectos vivenciados com os alunos, através do movimento,
destacando a atuação destes como sujeitos ativos no processo educacional. As
possibilidades superaram as limitações ao verificarmos a disponibilidade dos
professores de sala em nos auxiliar e a receptividade e alegria dos alunos em
participar das atividades propostas.
Descrição:
SILVA, G. S. da. Os jogos e brincadeiras nas aulas de educação física: a experiência vivenciada no estágio II. 2019. f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.