UEPB - Repositório Digital

Literatura infantil e a arte de contar história: motivação para ler e escrever na turma do 4° ano do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Menezes, Sandra de Brito
dc.date.accessioned 2020-02-05T13:38:28Z
dc.date.available 2020-02-05T13:38:28Z
dc.date.issued 2017-11-18
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21559
dc.description MENEZES, Sandra de Brito. Literatura infantil e a arte de contar história: motivação para ler e escrever na turma do 4° ano do ensino fundamental. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem por objetivo compreender e estudar a importância da literatura infantil e da arte de contar história como um recurso didático-pedagógico capaz de estimular e facilitar o processo de ensino e aprendizagem da aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita. O interesse para a realização deste estudo surgiu a partir da prática realizada, na turma do 4º ano do ensino fundamental, durante o estágio Supervisionado III, enquanto docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente utilizamos a pesquisa qualitativa tendo como objeto de estudo o texto da experiência vivida, na prática de sala de aula, para servir de estudo, e ao mesmo tempo, de análise e compreensão para ser estudado à luz dos estudos dos pesquisadores Abramovich (1995), Alves (2008), Aquino (1998), Arroyo (1968), Baldi (2009), Busatto (2003), Coelho (2001), Freire (1983), Gadotti (1982), Marcuschi (2008), Piaget (1971), Zago (1998), entre outros. Constatou-se que ainda existem, no âmbito do 4º ano, alunos que fazem uso da leitura de mundo em seu contexto social em práticas cotidianas, mas que não adquiriram o domínio da leitura e da escrita escolar; falta estímulo dos órgãos que tratam das políticas de leitura e das próprias escolas, inclusive dos educadores para uma formação docente reflexiva que pudesse melhor instrumentalizar a competência da compreensão leitora do aluno; a leitura eficaz pressupõe uma concepção de língua e linguagem, de leitura, de sujeito, de texto, de ensino e de aprendizagem, para ser contextualizada numa orientação teórica nos anos iniciais; os efeitos das intervenções produtivas e ações pedagógicas de atuação do estágio em sala de aula, com a prática da leitura literária puderam ser notados no progresso do aluno quando diz: “Tia é muito bom aprender com histórias, a gente aprende mais, é mais divertido e fácil” pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria José Guerra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Contação de histórias pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.title Literatura infantil e a arte de contar história: motivação para ler e escrever na turma do 4° ano do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta