dc.description.abstract |
Este artigo tem por objetivo compreender e estudar a importância da literatura infantil e da
arte de contar história como um recurso didático-pedagógico capaz de estimular e facilitar o
processo de ensino e aprendizagem da aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita. O
interesse para a realização deste estudo surgiu a partir da prática realizada, na turma do 4º ano
do ensino fundamental, durante o estágio Supervisionado III, enquanto docência dos anos
iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente utilizamos a pesquisa qualitativa tendo
como objeto de estudo o texto da experiência vivida, na prática de sala de aula, para servir de
estudo, e ao mesmo tempo, de análise e compreensão para ser estudado à luz dos estudos dos
pesquisadores Abramovich (1995), Alves (2008), Aquino (1998), Arroyo (1968), Baldi
(2009), Busatto (2003), Coelho (2001), Freire (1983), Gadotti (1982), Marcuschi (2008),
Piaget (1971), Zago (1998), entre outros. Constatou-se que ainda existem, no âmbito do 4º
ano, alunos que fazem uso da leitura de mundo em seu contexto social em práticas cotidianas,
mas que não adquiriram o domínio da leitura e da escrita escolar; falta estímulo dos órgãos
que tratam das políticas de leitura e das próprias escolas, inclusive dos educadores para uma
formação docente reflexiva que pudesse melhor instrumentalizar a competência da
compreensão leitora do aluno; a leitura eficaz pressupõe uma concepção de língua e
linguagem, de leitura, de sujeito, de texto, de ensino e de aprendizagem, para ser
contextualizada numa orientação teórica nos anos iniciais; os efeitos das intervenções
produtivas e ações pedagógicas de atuação do estágio em sala de aula, com a prática da leitura
literária puderam ser notados no progresso do aluno quando diz: “Tia é muito bom aprender
com histórias, a gente aprende mais, é mais divertido e fácil” |
pt_BR |