dc.contributor.author |
Oliveira, Roberta Dantas Trigueiro |
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dc.date.accessioned |
2020-02-05T13:38:54Z |
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dc.date.available |
2020-02-05T13:38:54Z |
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dc.date.issued |
2017-11-18 |
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dc.identifier.other |
CDD 372 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21560 |
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dc.description |
OLIVEIRA, Ana Roberta Dantas Trigueiro. Um olhar sobre a aprendizagem da criança autista na educação infantil. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho apresenta um olhar sobre a aprendizagem no que concerne a
inclusão de crianças autistas no ambiente escolar e sua relação com a aprendizagem. E, como
consequência, busca melhor compreender a prática pedagógica desenvolvida pelo professor
da escola regular no processo de aprendizagem da criança autista na Educação Infantil. Para
que esse objetivo fosse alcançado utilizamos a pesquisa teórica com a seleção de textos de
autores que tratam o tema e a utilização de respectivas estratégias de leitura. A partir do
estudo da Legislação sobre a inclusão relacionada às pessoas com deficiência que se instituiu
a proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a pesquisa de
campo sucedeu a vivência da prática docente, favorecendo a conversa com professores.
Embora, se verifique em contextos escolares a necessidade de formação em área específica de
conhecimento, neste estudo observou-se que as professoras são capacitadas para receber
crianças com autismo e mostram-se interessadas pela formação continuada. O que diverge da
realidade da gestora, pois qualquer professor da instituição deverá atender todo e qualquer
aluno independente da deficiência, caso o aluno necessite de um professor auxiliar a escola se
encarregará de fazer as devidas adequações. Para que haja uma verdadeira inclusão torna-se
necessário que a escola e professores estejam capacitados para atender estes alunos. Há um
consenso entre estes profissionais da educação sobre a importância da relação com a família
nesse processo. A preparação do professor como às necessárias intervenções na aprendizagem
e em seus comportamentos, bem como a integração família e escola, deverão contribuir no
processo de inclusão e aprendizagem da criança autista. Esta relação deve envolver todo
corpo da escola, num empenho coletivo em favor da inclusão, tendo como alicerce o
comprometimento. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria Francisca Luseni Machado Marques |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Autismo |
pt_BR |
dc.title |
Um olhar sobre a aprendizagem da criança autista na educação infantil |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |