Resumo:
O presente trabalho é fruto da experiência vivenciada durante o estágio supervisionado em duas escolas na cidade de Catolé do Rocha: no Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia, localizada à Rua Adolfo Maia n° 1152, e na Escola Cidadã e Integral Obdúlia Dantas, localizada à Rua Venâncio Neiva, mediante a disciplina obrigatória de Estágio Supervisionado I e II do Curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba. O trabalho tem por objetivo descrever a experiência vivenciada no Estágio Supervisionado. O mesmo se justifica pela importância de refletir a prática docente, no caso entendendo que o Estágio Supervisionado é um momento importante na formação do professor, portanto ele deve ser pensado, buscando a interação entre os conhecimentos específicos da profissão desenvolvidos durante a formação inicial, a experiência vivida e o conhecimento educacional. É por meio do estágio supervisionado que o acadêmico irá se identificar ou não com a profissão. Tomamos como suporte a pesquisa bibliográfica ancorada nas concepções de BARBOSA (2015), LIMA (2016), MILANESE (2012) que dialogam sobre o estágio Supervisionado e oferecem subsídios para que o formando possa compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem, levando o mesmo a fazer uma reflexão sobre a prática docente e o modo de ensino adotado pela escola. Dessa forma, acreditamos está certos de que nosso trabalho pode trazer contribuições para crítica literária no sentido de apontar discussões sobre o campo educacional.
Descrição:
LIMA, J. A. de. Jucivan Almeida de Lima. Análise do cotidiano escolar e prática de ensino em escolas públicas de Catolé do Rocha-PB: um relato de experiência. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.