Resumo:
Os jogos escolares reúnem anualmente milhares de estudantes brasileiros em competições esportivas, as quais são divididas nas etapas regionais, inter-regionais, estaduais e nacional. A partir de nossa experiência como professor de Educação Física da rede estadual de ensino na cidade de Jericó-PB e, participante ativo dos Jogos Escolares da Juventude desde 1991, surgiu o interesse em realizar este trabalho, que tem como objetivo: relatar a experiência vivenciada nos jogos escolares, modalidade Futsal. Entre outros aspectos, o referido relato destaca o envolvimento dos profissionais de Educação Física da escola no processo de treinamento dos alunos para a competição anual, com foco na modalidade de Futsal. A metodologia adotada foi o relato de experiência da prática vivenciada. Como objeto de estudo, temos a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Maia, localizada na cidade de Jericó-PB. Para subsidiar este estudo utilizamos entre outros autores: Bayer (1994); Garganta (1998); Costa (2002); Santana (2005) e o site do Comitê Olímpico do Brasil. Pretendemos com este trabalho, estimular a prática esportiva no ambiente escolar, a fim de melhorar a socialização dos alunos, os ganhos cognitivos e a disciplina em sala de aula; apontar os fatores negativos que podem atrapalhar o sucesso dessas competições; como também incentivar o envolvimento da comunidade escolar na realização dos jogos. Por fim, espera-se que o presente artigo contribua para a evolução dos jogos escolares em âmbito municipal e estadual, incentivando outros profissionais da área de Educação Física para que passem a organizar competições esportivas no ambiente escolar, com o objetivo de preparar alunos do ensino médio e fundamental para campeonatos nacionais, oportunizando assim, a estes alunos, o pleno exercício da cidadania por meio do esporte.
Descrição:
ALVES, F. C. O futsal nos jogos escolares: a experiência vivenciada na escola Francisco Maia. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.