Resumo:
Esse trabalho teve como objetivo geral compreender a importância da educação física para a interação de alunos especiais. Para alcançar esse objetivo seguimos as seguintes etapas: analisamos teorias que abordem sobre a educação física e a inclusão escolar; Construímos um corpus de estudo que contribua para melhoria na qualidade da Educação Física na inclusão de crianças especiais na escola. Criamos estratégias de ensino que priorize a aprendizagem do aluno especial, assim como interação com o grupo. Para tanto, foram usados como embasamento teórico à obra de Bezerra (2016) que trata da educação inclusiva nas aulas de educação física: Lara e Pinto (2017) que aborda a importância da educação física como forma inclusiva numa perspectiva docente; Darido e Sousa Junior (2017) que trazem reflexões acerca do ensino de educação física e as possibilidades de intervenção na escola. Além dos documentos oficiais de ensino os Parâmetros Curriculares Nacionais -PCNs ( 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2016) e também outro autores que sejam relevantes para o estudo em questão. Fazendo- se assim, quanto à abordagem como uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo.
Descrição:
SOUSA, S. R. de. A educação física como ferramenta de inclusão de crianças especiais na escola. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.