Resumo:
Este trabalho refere-se sobre a importância da brincadeira na aprendizagem da criança,
na fase inicial da educação infantil. Nesta fase a estratégia do brincar torna-se importante
devido à influência que exerce nos alunos, pois quando envolvidos emocionalmente na ação
das brincadeiras o processo de ensino e da aprendizagem não demanda maior esforço. Para a
realização deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de
leitura de livros e sites que tratam sobre o tema, além de um questionário aplicado em
professora da educação infantil na atividade de campo. Ao professor se faz necessário um
olhar sensível ao potencial do aluno no brincar, as prioridades em seu planejamento quando
tentar interpretar e descriminar o que está acontecendo naquele momento, bem como, propor
brincadeiras que desafiem os seus alunos através de oportunidades criativas. Por contribuir
para a aprendizagem da criança e seu desenvolvimento, o professor da educação infantil deve
considerar as brincadeiras suas parceiras na prática pedagógica.
Descrição:
SOUZA, Maria da Conceição Borges de. O brincar no desenvolvimento da aprendizagem da Educação Infantil. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.