Resumo:
Este trabalho tem por objetivo compreender a importância da leitura na vida do
aluno, sobretudo, da criança, a partir da Educação Infantil e de poder disseminar o
assunto tanto com os profissionais da área, quanto com outras pessoas que são
direta ou indiretamente responsáveis em contribuir com a formação desses sujeitos
leitores. A metodologia para a realização deste estudo tomou por base a pesquisa
bibliográfica embasada na seleção de materiais já elaborados como livros, artigos
científicos e documentos oficiais disponíveis, sobre a temática em estudo. Buscou-
se apoio nos estudos de Abramovich (1997), Batista (2009), Bettelheim (1980),
Coelho (1986), Cassiano (2009), Faria (2004), Foucambert (1994), Freire (2001),
Gonçalves (2013), Lajolo (2004), Oliveira (2013), Piaget (1972), Silva (2014), Solé
(1990), Terzi (1995), Vygotsky (1984), Zilberman (1999), entre outros. Conclui-se
apontando quatro segmentos importantes para a aprendizagem da leitura escolar
como: o professor que deve sempre estimular a leitura com diferentes técnicas para
que a mesma não seja considerada monótona ou desinteressante; a escola que
possui uma tarefa árdua, que é ensinar a ler e incentivar os alunos a estarem
sempre praticando; A família que deve incentivar a leitura fora da escola, dando
apoio ao professor. E por fim o leitor que deverá, através da leitura, ser capaz de
extrair opiniões, conclusões, informações, enfim, compreender o que o texto quer
repassar.
Descrição:
XAVIER, Mônica Quirino. Leitura na educação infantil e a formação de leitores. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.