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Este trabalho de pesquisa teve por objetivo analisar a importância da contação de histórias no
contexto da Educação Infantil (EI), para compreender como se efetiva as práticas de leitura
articuladas, através da arte de contar histórias, permitindo que as crianças desenvolvam tais
práticas, no contexto social da sala de aula. A pesquisa surgiu a partir dos estágios
supervisionados curriculares obrigatórios I (Gestão Educacional); II (Educação Infantil) e III
(Educação dos Anos Iniciais) realizados em instituições públicas municipais de Campina
Grande, na Paraíba e desenvolvidos, ao longo do curso de Licenciatura em Pedagogia sistema
PARFOR/CNPQ da Universidade Estadual da Paraíba. A metodologia adotada se
fundamentou na abordagem da pesquisa qualitativa contou com a participação de 3 sujeitos,
neste caso corresponde a três professoras que exercem as suas atividades de sala de aula, em
turmas da Educação Infantil. O instrumento adotado para a coleta de dados foi o questionário.
Além disso, também serviram para a complementação dos achados as observações e as
anotações efetuadas tanto, durante os estágios, como também durante a pesquisa. Para uma
maior compreensão sobre a nossa pesquisa fizemos uso de autores e autoras como:
Abramovich (2006), Bernardino e Souza (2011), Busatto (2008), Cagliari (1997), Cardoso
(2012), Coelho (2000), Donato (2005), Sisto (2010), Vygotski (1998), Zilberman (2003) entre
outros. Os resultados da pesquisa apontam que: o processo da contação de história na
Educação Infantil não teve seu início agora, mas há muitas décadas atrás buscando melhorias
no processo de ensino aprendizagem nesta modalidade de ensino; a criança, enquanto um ser
simbólico, inicia-se no mundo brincando, jogando com os elementos disponíveis ao seu redor,
experimentando-se e, a partir da sua experiência de vida, inclusive quando conta ou escuta
uma história ela viaja, cria em sua imaginação, em busca de mundos distantes, desconhecidos;
a imaginação da criança é a sua maior ação que, por meio dela, vai conversando como se esse
mundo ao seu redor vai se apropriando de seus significados; o aluno é instigado com a leitura
e a partir da contação de história estabelece uma relação de troca de conhecimentos que dão
suporte para o convívio social. Enfim, espera-se, com os resultados dessa pesquisa, motivar
conhecimentos acerca de se trabalhar a literatura infantil de forma criativa e, poder mostrar a
importância da prática de contação para formar crianças leitoras. |
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