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A indisciplina em sala de aula é um dos grandes desafios na educação nacional,
tanto para os alunos, quanto para professores e família, pois afeta a construção do
indivíduo em seus diversos aspectos. Sendo assim, esta pesquisa surge de uma
preocupação despertada em minhas vivências durante o estágio em educação
infantil e ensino fundamental I, em escolas públicas no município de Fagundes-PB,
também como professora auxiliar de uma turma de educação infantil em uma escola
particular no município de Campina Grande-PB, nas quais percebemos em algumas
crianças comportamentos que nos remetem à indisciplina, o que poderá
comprometer de certa forma o processo ensino-aprendizagem.Diante disso o
referido artigo busca compreender como e porque as crianças, da educação infantil
e dos anos iniciais do ensino fundamental, manifestam comportamentos que
poderão ter como consequência a indisciplina em sala de aula. Nessa pesquisa foi
feita uma abordagem qualitativa e buscamos subsídios teóricos que favorecessem a
construção dos conhecimentos para aprofundar e compreender como o fenômeno
da indisciplina afeta o processo de escolarização de crianças em educação infantil e
ensino fundamental I. Não foram utilizados procedimentos metodológicos como
entrevistas, questionários, trabalho de campo, entre outros. |
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