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Este trabalho surge a partir do estágio supervisionado em Educação Infantil (EI), que é
exigido pelo currículo do curso de Pedagogia-PARFOR/MEC/CNPQ, da Universidade
Estadual da Paraíba (UEPB) e tem por objetivo estudar a relação existente entre a literatura e
a música, como uma forma de compreender qual é a sua importância para o processo de
aprendizagem de crianças, consideradas pequenas, matriculadas na Educação Infantil da
escola pública. Como procedimento metodológico adotou-se a pesquisa bibliográfica, a partir
do levantamento de referências teóricas, já analisadas e publicadas por meios escritos e
eletrônicos como livros, artigos sobre o tema a estudar. Assim, para identificarmos se a
relação entre o texto da literatura, a música, a aprendizagem e o uso da linguagem através do
falar, ouvir, ler e escrever facilitam o processo de construção dos sentidos, tomamos como
subsídios teóricos noções básicas a partir dos estudos de Brito (2003); Coelho (1985); Cunha
(1990); Faria (2007); Ferri (2008); Fonseca (2015); Marafigo (2012); Mendes (2015);
Oliveira (2003); Parreiras 2012); Schueler (2008), Zilberman (1987), entre outros estudiosos
do assunto. Constatamos que a música faz parte da história do ser humano, desde o período
pré-histórico e como evoluiu ao logo dos séculos e tem muita importância para o
desenvolvimento da criança e do ser humano de forma geral e global de aprendizagem; a
literatura e a música carregam em si uma intimidade profunda, já que, ambas as artes tem o
som como material básico mesmo que de diferente qualidade acústica, usam os blocos
sonoros em movimentos e a linguagem verbal, gerada pelo enlace do som com a dimensão
temporal. Além disso, verificamos que a relação literatura/música é essencial para se adquirir
uma visão real e crítica dos fatos que acontecem e interfere na perspectiva didático-
pedagógica de sala de aula e abrange a escrita e o uso da atividade oral, presente na literatura
popular. |
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