dc.contributor.author |
Silva, Francisco de Assis Alves da |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-13T14:48:47Z |
|
dc.date.available |
2020-02-13T14:48:47Z |
|
dc.date.issued |
2019-05-20 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.1 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21643 |
|
dc.description |
SILVA, Francisco de Assis Alves da. Escola cidadã integral: principais desafios na política de implantação em uma escola no município de Itaporanga/Pb. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A temática em torno da qualidade do ensino público no país tem imposto aos governos municipais e estaduais um nível de investimento mais alto nos programas de ampliação da jornada escolar. Diante desse fato a literatura tem abordado que o problema com a qualidade da educação é principalmente a questão política, mais ainda do que a questão pedagógica e técnica e que se desdobra tanto na escola de ensino integral como na escola de ensino parcial. Através desses fatos, buscou-se mostrar como se deu a implantação da Escola Cidadã Integral na Escola Estadual Professor Francelino de Alencar Neves na cidade de Itaporanga – PB e como foi a aceitação por parte da comunidade escolar. Para a realização do trabalho foram utilizados três instrumentos básicos para o levantamento das informações necessárias: pesquisas bibliográficas, análise de documentose entrevistas. O início do trabalho foi tomar conhecimento do histórico da instituição, sua realidade, a forma de como o contexto político, social e cultural influenciaram para que esse modelo não fosse bem aceito. Os resultados do trabalho serviram para mostrar que a implantação da Escola Cidadã só será possível se quebrarem os paradigmas básicos do sistema de ensino, que corriqueiramente são deixados de lado pelo lado político tais como, as condições de trabalho, salários dignos para professores, pessoal técnico-administrativo e formação profissional para todos. Diante desses fatos questionou-se como o direito a educação poderia não somente trazer o aluno para um novo modelo de ensino-aprendizagem, mais também como mantê-lo na escola, e como esse modelo permitiria que as futuras gerações pudessem aceitar e participar mais da escola de ensino integral. Concluindo, o conteúdo dos textos elaborados para a proposta da Escola em Tempo Integral apresenta-se principalmente em caráter político, quando deveria propor em sua escrita a valorização na construção da cidadania. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Ígor Martins |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade na educação |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas públicas educacionais |
pt_BR |
dc.title |
Escola cidadã integral: principais desafios na política de implantação em uma escola no município de Itaporanga/Pb |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |