UEPB - Repositório Digital

Vivenciando as brincadeiras antigas através de Cândido Portinari - no 3° ano de uma escola pública do município de Fagundes-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Maria Valdilene Ferreira do Nascimento
dc.date.accessioned 2020-02-18T11:06:43Z
dc.date.available 2020-02-18T11:06:43Z
dc.date.issued 2019-06-15
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21661
dc.description ARAÚJO, Maria Valdilene Ferreira do Nascimento. Vivenciando as brincadeiras antigas através de Cândido Portinari - no 3° ano de uma escola pública do município de Fagundes-PB. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo, analisar os efeitos das brincadeiras antigas, através de Candido Portinari estudado, na turma do 3º ano do Ensino Fundamental, numa Escola Pública Estadual do município de Fagundes/PB. O estudo se justifica por ser um artista e escritor brasileiro que, em muitas de suas obras, relatava o universo das crianças, sobre as brincadeiras antigas e o desenvolvimento de sua aprendizagem por meio da criatividade. Os procedimentos metodológicos surgiram a partir da leitura bibliográfica e da elaboração e a execução de um projeto de intervenção didático-pedagógico, durante o estágio de observação e docência, numa turma dos Anos Iniciais e, mais especificamente, sobre o que as crianças do 3º ano dizem em relação às brincadeiras antigas vivenciadas, no contexto social de sala de aula. Para coleta de dados foi utilizado o método de transcrição das falas e de interpretação dos conteúdos já dado ou implícito, no próprio texto do aluno. Buscou-se apoio teórico nos estudos de Brougére (2004 e 2014), Cunha (1988), Kischimoto (1996, 2005, 2006 2010, 2011), Lucena e Sabini (2005), Manson (2002), Marinho (2007), Portinari (1979), Straub (2010), entre outros. Nossa conclusão é de que as brincadeiras antigas estão esquecidas, e quase não são vivenciadas pelas nossas crianças na sociedade de hoje. Os resultados dados na fala das crianças demonstraram um grande e crescente interesse das crianças por momentos assim, no qual esses alunos se identificavam com os diversos tipos de brincadeiras antigas, com muita curiosidade e interesse de construir essas brincadeiras. Constatou-se que essa vivência trouxe um sentimento forte de aproximação entre os alunos e desencadeou uma reflexão sobre as brincadeiras antigas e as brincadeiras atuais, com o incentivo dos recursos tecnológicos, sem dúvida, houve um efeito visível no desenvolvimento da aprendizagem das crianças. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria José Guerra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Construção de brinquedo pt_BR
dc.title Vivenciando as brincadeiras antigas através de Cândido Portinari - no 3° ano de uma escola pública do município de Fagundes-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta