UEPB - Repositório Digital

Literatura de cordel: incentivo para a formação de leitores

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, Adélia Amorim de
dc.date.accessioned 2020-02-27T12:17:48Z
dc.date.available 2020-02-27T12:17:48Z
dc.date.issued 2017-11-18
dc.identifier.other CDD 372.62
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21708
dc.description ANDRADE, Adélia Amorim de. Literatura de cordel: incentivo para a formação de leitores. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Reconhecer a importância da literatura e incentivar a formação de hábitos de leitura é o que este artigo vem propor. Neste sentido, a literatura é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. O presente artigo que se caracteriza como um estudo teórico, tendo como referencial metodológico a pesquisa bibliográfica se inicia com um breve histórico da literatura infantil, apresenta conceitos de linguagem e leitura, enfoca a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e finalmente esboça algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler. Os resultados mostraram que a literatura infantil é pouco utilizada nas ações pedagógicas dos professores da educação infantil, e isto faz com que as crianças cheguem ao 1º ano com muitas dificuldades de compreensão e de domínio das habilidades de leitura e escrita; entretanto, foi possível perceber que a literatura infantil permite que o pequeno leitor participe de experiências de vida através da representação do mundo, fazendo assim uma relação entre o real e o imaginário. Desta forma, a literatura infantil aguça na criança a criação, a fruição e a imaginação, sendo ideal para formação de uma nova mentalidade e para constituição de um leitor fluente crítico e reflexivo contribuindo de forma única na aquisição da leitura e da escrita. Nesse sentido, urge a efetivação de práticas de leitura e da inserção de livros de literatura infantil na educação infantil e nos anos iniciais, pois a literatura infantil na sua dimensão social, provoca e enriquece o conhecimento do leitor. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Marilene Dantas Vigolvino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.title Literatura de cordel: incentivo para a formação de leitores pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta