dc.description.abstract |
O presente trabalho, intitulado “A Importância da Literatura na Educação Infantil:
uma experiência vivenciada no Jardim I” tem como principal objetivo discutir a
importância da literatura infantil para crianças de 3 a 5 anos de idade e como a
literatura pode ser significativa no seu desenvolvimento e no processo de
ensino/aprendizagem. A pesquisa, que se configura em uma pesquisa qualitativa, de
natureza exploratória, parte de estudos bibliográficos publicadas por pesquisadores
da área, que afirmam que a literatura é imprescindível no início da vida escolar da
criança, contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo, físico e social. Sabemos
que o hábito da leitura forma futuros leitores. Conhecer os livros desde cedo,
principalmente, a literatura infantil, com seus contos clássicos, poesias, fábulas e
lendas é um grande aliado dos educadores no processo de aprendizagem dos
alunos. Toda história contada ou lida em sala de aula é uma nova experiência para o
aluno, que vai aprendendo, dessa forma, a tomar gosto pela leitura, já que o amor
pelos livros não aparece de repente e sim com o costume do dia a dia. É convivendo
com os livros que se aprende a gostar e viajar pelo mundo da imaginação,
despertando na criança o desejo de querer mais, conhecer outras histórias e
desvendar outros mundos. A pesquisa sinaliza para a importância de práticas que
garantam, nas salas de Educação Infantil, o uso da literatura. |
pt_BR |