UEPB - Repositório Digital

A importância da literatura na educação infantil: uma experiência vivenciada no Jardim I

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Beserra, Marlene Ferreira
dc.date.accessioned 2020-03-05T18:00:01Z
dc.date.available 2020-03-05T18:00:01Z
dc.date.issued 2017-11-18
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21741
dc.description BESERRA, Marlene Ferreira. A importância da literatura na educação infantil: uma experiência vivenciada no Jardim I. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho, intitulado “A Importância da Literatura na Educação Infantil: uma experiência vivenciada no Jardim I” tem como principal objetivo discutir a importância da literatura infantil para crianças de 3 a 5 anos de idade e como a literatura pode ser significativa no seu desenvolvimento e no processo de ensino/aprendizagem. A pesquisa, que se configura em uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, parte de estudos bibliográficos publicadas por pesquisadores da área, que afirmam que a literatura é imprescindível no início da vida escolar da criança, contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo, físico e social. Sabemos que o hábito da leitura forma futuros leitores. Conhecer os livros desde cedo, principalmente, a literatura infantil, com seus contos clássicos, poesias, fábulas e lendas é um grande aliado dos educadores no processo de aprendizagem dos alunos. Toda história contada ou lida em sala de aula é uma nova experiência para o aluno, que vai aprendendo, dessa forma, a tomar gosto pela leitura, já que o amor pelos livros não aparece de repente e sim com o costume do dia a dia. É convivendo com os livros que se aprende a gostar e viajar pelo mundo da imaginação, despertando na criança o desejo de querer mais, conhecer outras histórias e desvendar outros mundos. A pesquisa sinaliza para a importância de práticas que garantam, nas salas de Educação Infantil, o uso da literatura. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title A importância da literatura na educação infantil: uma experiência vivenciada no Jardim I pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta