UEPB - Repositório Digital

A internet e os cordéis: ferramentas de mediação do ensino de português no fundamental I

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Francisco Helder Linhares de
dc.date.accessioned 2020-03-05T18:00:14Z
dc.date.available 2020-03-05T18:00:14Z
dc.date.issued 2017-11-18
dc.identifier.other CDD 370.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21742
dc.description SOUSA, Francisco Helder Linhares de. A internet e os cordéis: ferramentas de mediação do ensino de português no fundamental I. 2017. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A dificuldade de desenvolvimento das competências linguísticas (leitura, escrita e oralidade), é na contemporaneidade, um dos entraves enfrentados pelos docentes no processo de ensino de Português em séries posteriores ao ciclo de alfabetização. Aliado a isso, a não compreensão do texto (literário ou não literário) pelo alunado, direciona o professor a repensar a leitura como atividade de produção de sentidos, a escrita como processo e a oralidade como ferramenta de comunicação e de relações sociais. Sendo assim, esse estudo tem como objetivos: a) mostrar a importância da língua materna a partir do fundamental I, entendendo-a como fenômeno dialógico, capaz de revelar ao aprendente as contradições e conflitos da realidade, não apenas um fenômeno abstrato e limitado a exemplares didáticos. b) reconhecer a partir do uso de cordéis literários uma nova práxis para o ensino das capacidades linguísticas, possibilitando ao educando compreender o estudo da língua como objeto plurissignificativo e organizado. c) analisar a funcionalidade do saber linguístico e literário, através da mídia impressa cordel e digital internet, evidenciando um ensino por tentativas, possibilidades e não por construção mecanicista. Conscientes dessa realidade, essa pesquisa propicia pistas para modificarmos práticas escolares reprodutoras do ensino de português em reflexivas/críticas no 5º ano do fundamental I. Com base em princípios teóricos de Abreu (1999), Antunes (2003), Batista (2001), Costa (2009), Galvão (2001), Kleiman (1999), Koch (2009), Marcuschi (2008), Porto (2009), Rojo (2009), entre outros, justificamos nossas indagações, contribuindo para melhorias no processo de ensino-aprendizagem da leitura, escrita, oralidade e pesquisa, bem como, para a formação de sujeitos letrados e proficientes na sociedade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Marilene Dantas Vigolvino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Práticas escolares pt_BR
dc.subject Córdeis pt_BR
dc.title A internet e os cordéis: ferramentas de mediação do ensino de português no fundamental I pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta