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A dificuldade de desenvolvimento das competências linguísticas (leitura, escrita e
oralidade), é na contemporaneidade, um dos entraves enfrentados pelos docentes no processo
de ensino de Português em séries posteriores ao ciclo de alfabetização. Aliado a isso, a não
compreensão do texto (literário ou não literário) pelo alunado, direciona o professor a
repensar a leitura como atividade de produção de sentidos, a escrita como processo e a
oralidade como ferramenta de comunicação e de relações sociais. Sendo assim, esse estudo
tem como objetivos: a) mostrar a importância da língua materna a partir do fundamental I,
entendendo-a como fenômeno dialógico, capaz de revelar ao aprendente as contradições e
conflitos da realidade, não apenas um fenômeno abstrato e limitado a exemplares didáticos. b)
reconhecer a partir do uso de cordéis literários uma nova práxis para o ensino das capacidades
linguísticas, possibilitando ao educando compreender o estudo da língua como objeto
plurissignificativo e organizado. c) analisar a funcionalidade do saber linguístico e literário,
através da mídia impressa cordel e digital internet, evidenciando um ensino por tentativas,
possibilidades e não por construção mecanicista. Conscientes dessa realidade, essa pesquisa
propicia pistas para modificarmos práticas escolares reprodutoras do ensino de português em
reflexivas/críticas no 5º ano do fundamental I. Com base em princípios teóricos de Abreu
(1999), Antunes (2003), Batista (2001), Costa (2009), Galvão (2001), Kleiman (1999), Koch
(2009), Marcuschi (2008), Porto (2009), Rojo (2009), entre outros, justificamos nossas
indagações, contribuindo para melhorias no processo de ensino-aprendizagem da leitura,
escrita, oralidade e pesquisa, bem como, para a formação de sujeitos letrados e proficientes na
sociedade. |
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