Resumo:
A presente pesquisa foi realizada em 2 (duas) escolas no campo, que funcionam na zona rural
do município paraibano de Queimadas e teve como objetivo geral compreender quais as
percepções que têm os sujeitos pesquisados (professores e representante da supervisão
educacional municipal) sobre a influência de sua formação para a prática docente. O interesse
para este estudo surgiu a partir da disciplina obrigatória de Estágio Supervionado III, do curso
de Pedagogia do sistema PARFOR/MEC/CNPQ/CAPES da Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB), que ocorreu em uma escola no campo, numa turma multisseriada, dos Anos Iniciais
do Ensino Fundamental. Adotou-se a abordagem qualitativa, por meio do contato direto com
o contexto social da sala de aula. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta das
informações: entrevista semiestruturada, conversas informais. Para a análise de dados
optamos por fazer uso de um conjunto de técnicas de análise com o objetivo de realizar
leituras dos dados coletados e assim compreender o objeto da pesquisa e ao mesmo tempo
analisar a dimensão teórica do tema. Tivemos como participante da pesquisa: 5 professoras 1
representante do serviço de Supervisão Educacional do município pesquisado que exercem a
sua função nas escolas de campo pesquisadas. Para uma maior compreensão sobre a nossa
pesquisa fizemos uso de autores e autoras como: Araújo (2011); Caldart (2004 e 2012);
Kolling, Cerioli e Caldart (2002); Arroyo, Caldart e Molina (1998); Brasil (2004 e 2010) entre
outros. Os resultados da pesquisa apontam para a relevância e a necessidade de se discutir
sobre as condições de formação do professor, que atua na escola do campo tanto no âmbito do
sistema educacional municipal local, quanto no processo de formação inicial e continuada, no
sentido de o professor poder estudar mais sobre a educação do campo e descobrir meios de
como poder trabalhar melhor em sala de aula, numa perspectiva de valorizar a cultura, história
e a identidade da população do campo e, que possa auxiliar o educador a desenvolver
pedagogicamente, uma educação emancipatória.
Descrição:
BARROS, Marta Oliveira. Escola do campo dos anos iniciais no município de Queimadas-PB: percepção dos professores sobre a influência de sua formação para a prática docente. 2017. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.