Resumo:
O TCC apresenta como objetivo uma reflexão ativa sobre a importancia da Educação
Ambiental dentro do ambiente escolar e especificamente indentificar na escola ações
ambientais com as crianças no desenvolvimento da aprendizagem. Essa pesquisa surgiu
do estagio supervisionado em pedagogia no ensino infantil e series iniciais ,trata-se de
uma pesquisa básica bibliográfica e de campo com uma abordagem qualitativa na escola
Municipal Francisco Joaquim do Nascimento localizada no povoado Malhada,
Municipio de Gurjão-PB. Foram feitas observações e conversas informais e formais
com os entrevistados da escola-alvo da pesquisa. A análise se deu a partir, unicamente
das respostas nas entrevistas e, a partir delas as informações foram colhidas e
analisadas. Foi realizada uma oficina com objetivo de produzir brinquedos “jogos”
viabilizando ludicidade na sala de aula e promovendo educação ambiental. A Escola
apresenta proposta pedagogicas sobre o meio ambiente, a professora Maria desenvolve
um projeto com reutlização de materiais tipo garrafas pet e constroem com as crianças
brinquedos como jogos viabilizando uma melhor compreenssão da ludicidade no
ambiente formal .O professor precisa pensar na educação e no meio ambiente sob uma
perspectiva provocadora, tendo como premissas o exercício da cidadania quanto ao
acesso aos bens ambientais, enfocando o caráter coletivo de sua responsabilidade pela
sustentabilidade local e planetária.
Descrição:
COSTA, Fabiana Cândido. Educação ambiental: reflexões na escola com as professoras. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.