Resumo:
O presente artigo intitulado A contribuição do lúdico na formação de leitores, surge a
partir de uma grande inquietação enquanto estudante e profissional da educação ao
verificar as quantas andam a leitura na escola e como esta é introduzida nas
atividades desenvolvidas na sala de aula. Partindo desse pressuposto, foi possível
visualizar a importância e o fundamental papel do professor como mediador no
processo de ensino aprendizagem ao despertar o interesse nas crianças no ato de ler
e escrever com qualidade. Propiciar momentos prazerosos para os alunos ao
introduzir brincadeiras durante a leitura facilita e ínsita o desejo de sonhar e se
embrenhar cada vez mais no mundo literário. Essa possibilidade vislumbrou garantir
o enriquecimento do processo educacional e valorizar a constituição de sujeitos
críticos e reflexivos. Em busca da consecução desses objetivos fizemos uma pesquisa
bibliográfica, cujo referencial teórico fundamentou-se no pensamento de teóricos
como Almeida (2003), Silva (2009), Soares (2004), entre outros, cujo estudo permitiu
uma elaboração de forma sistemática acerca do tema em estudo. Teceremos assim
algumas contribuições diante das práticas no lócus da pesquisa. Esses parecem ser
elementos significativos para que expressemos como se deu o processo que
antecedeu a escolha do tema desse artigo. A princípio partimos de uma breve
apresentação do que é ler; qual é o papel da escola na formação do leitor; reflexão
sobre a importância da brincadeira e a sua relação com sala de leitura; o papel do
professor e sua influência na perspectiva de formar ledores ou leitores. Faz-se ainda
necessário que o professor apresente competência para utilizar modelos
metodológicos que tenham como base o bom planejamento e um referencial teórico.
Ou seja, não pode faltar uma boa formação profissional.
Descrição:
TAVEIRA, Jaqueline Fablício Moraes. A contribuição do lúdico na formação de leitores. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.