Resumo:
Este estudo, de natureza descritiva através de estudo bibliográfico,tem como objetivo analisar a
importância da Psicomotricidade na Educação Infantil como agente de socialização e principalmente
da aprendizagem que é um processo global que envolve todo o corpo. A Psicomotricidade tem a
finalidade de assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as possibilidades da criança, e
ajudar sua afetividade a se expandir e equilibrar-se, através do intercâmbio com o ambiente humano.
A Psicomotricidade num enfoque psicopedagógico quer destacar a relação entre a motricidade, a
mente e a afetividade que existe na etapa da Educação Infantil e facilitar o desenvolvimento global da
criança. Será relatado também as experiências dos projetos de intervenção nos Estágios
Supervisionados em Gestão Educacional, Educação Infantil e Ensino Fundamental desenvolvidos em
instituições públicas municipais. As contribuições teóricas para esta elaboração partiram dos seguintes
autores: Pimenta e Lima (2004), Oliveira (2005), Kishimoto (2009), Melo, Brandão e Mota (2009),
além dos Parâmetros Curriculares Nacionais e o Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil. Com a elaboração da presente pesquisa foi possível constatar, partindo de concepções de
vários autores que a educação psicomotora se faz possível quando o trabalho é desenvolvido com êxito
desde os primeiros anos de vida facilitando no seu processo de ensino e de aprendizagem. Por fim,
verificamos que a formação e a qualificação do profissional da Educação Infantil são de suma
importância para sua atuação no campo pedagógico junto às crianças, pois os mesmos devem ter os
conhecimentos adequados sobre a psicomotricidade para o desenvolvimento de seu trabalho,
utilizando várias estratégias que favorecem na formação da criança.
Descrição:
SILVA, Marinalva Gomes da. A importância da psicomotricidade para a educação infantil. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.