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Uma tendência mundial, nos dias de hoje é a busca pela valorização do fator humano nas
empresas e no mercado de trabalho. A exigência está na capacidade de lidar e enfrentar as adversidades da vida. A natureza do ser humano é muito complexa, talvez por este motivo, seja apaixonante. Ao mergulharmos nesta complexidade, constatamos a diferença entre vencedores e vencidos, campeões e perdedores, felizes e infelizes. Um número cada vez maior de empresas tem reconhecido a necessidade dos processos internos de endomarketing, primeiro novamente no setor tradicional de serviços e depois seguidos pelos fabricantes de bens industriais um pouco mais tarde, e não muito atrasado, a iniciativa pública que vê nessa ferramenta uma alternativa de qualificação e melhoramento dos servidores e serviços prestados ao público usuários da máquina administrativa pública. O endomarketing é uma estratégia de gerenciamento. O endomarketing começa com a noção de que os empregados constituem o primeiro mercado interno para as organizações. Durante os últimos quinze anos o conceito de marketing interno ou endomarketing emergiu primeiro na literatura de marketing de serviços e, depois, na literatura de gerência de serviços. Tendo por base desenvolver um trabalho monográfico, realizou-se um estudo de endomarketing com os usuários internos da Biblioteca Setorial do CCSA da UFPB, campus I, onde se pretende, assim, contribuir para o melhoramento, e qualificação, dos serviços prestados, principalmente, para seu cliente interno. A aplicação do questionário serviu de base para a coleta dos dados necessários para a montagem e proposição do estudo de endomarketing ora apresentado. |
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