Resumo:
O trabalho com músicas na educação infantil é de extrema importância para as crianças em
todos os aspectos, pois possibilita o desenvolvimento das habilidades essenciais na formação
delas. Com base em estudos sabe-se que cada indivíduo possui sua inteligência e diferentes
habilidades, dentre as quais se destaca a inteligência musical. Este trabalho tem o objetivo de
destacar que a música pode e deve ser usada como recurso capaz de contribuir para o processo
de ensino aprendizagem. A criança experimenta sons que pode produzir com a boca e é capaz
de perceber e reproduzir sons repetitivos, acompanhando-os com movimentos corporais. Essa
movimentação desempenha um papel importante em todos os meios de comunicação e
expressão que utilizam do ritmo, tais como a música, a linguagem verbal e corporal
demonstrada através da dança tem sido uma ferramenta positiva na busca de um ensino de
qualidade. Os procedimentos metodológicos adotados para o desenvolvimento deste estudo
foram pesquisas qualitativas e quantitativas através de estudos de teóricos da educação,
observação, depoimentos e entrevistas feitas em uma escola pública. Os resultados
demonstram que quando o educador percebe a importância deste recurso na sua prática
pedagógica a aprendizagem de fato acontece e as aulas se tornam prazerosas e convidativas
para estas crianças que estão iniciando a sua vida escolar.
Descrição:
HERCULANO, Maria de Nazareth Pereira. A importância da música como recurso de aprendizagem na educação infantil. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.