Resumo:
Este estudo fez uma abordagem sobre a utilização da ludicidade na educação infantil, o
mesmo apresenta as influências positivas no processo de aprendizagem da criança na
construção do conhecimento através dos jogos e brincadeiras como ferramenta
pedagógica. Ao se utilizar o jogo na pratica pedagógica, é interessante fazer deste um
momento de conhecimento e convivência com as crianças, permitindo conhecê-las e
aproximar-se de seu modo de conhecimento do mundo, olhar não apenas no que elas
fazem, mas também observar o modo como faz. Neste ponto de vista, é considerado
como lúdicos todos os elementos que auxiliam na aprendizagem dos alunos, como: as
brincadeiras, os jogos, a arte a música, a expressão corporal, que mantenham a
espontaneidade das crianças. Destaca-se, que as atividades de movimento corporal dos
alunos em sala de aula tornam o exercício mais agradáveis e prazerosas, por parte dos
mesmos. A brincadeira é uma forma de divertimento típico da infância, isto é, uma
atividade natural da criança que não implica em compromissos, planejamento e
seriedade e que envolve comportamentos espontâneos e geradores de prazer. Conclui-se
que é possível afirmar que através das brincadeiras e dos jogos, a criança expressa,
memoriza e constrói sua própria realidade. É o reconhecimento do valor ligado ao
prazer de pertencer a esse enorme aprendizado em que ganhamos, perdemos, jogamos, e
aprendemos sempre.
Descrição:
LIMA, Maria Aparecida Arruda Fernandes de. Jogos e brincadeiras na educação infantil: aprendendo brincando. 2015. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.