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Este trabalho tem como principal objetivo realizar uma análise da realidade atual do ensino-
aprendizagem em geografia, da educação de jovens e adultos (EJA), na Escola Municipal
Presidente José Sarney na cidade de Cacimba de Dentro/PB, tendo como foco as turmas do
ensino fundamental II, onde se inclui os ciclos III (sexto ano e sétimo ano) e o IV (oitavo ano
e nono ano). Nesse sentido, primordialmente fora necessário um levantamento bibliográfico,
no qual se aponta autores como: Cavalcanti (2017), Kaercher (2009), Oliveira (2001),
Sacramento (2015), Straforini (2018), Silva (2014), Brabant (2010), e dentre outros citados. E,
para a efetuação da pesquisa de campo na escola foi realizada as observações das aulas de
geografia, visando, acompanhar o desempenho docente e o modo como os discentes se
adaptam a essas aulas. No qual, posteriormente houve a aplicação de questionários para
professores e alunos. Logo, com os resultados vigentes das análises, se presenciou um
ensino de geografia precário nas turmas de EJA, onde é evidente que os discentes não
compreendem o verdadeiro sentido dessa disciplina e, nem sequer para que serve. Nesta
perspectiva, também se constata a EJA como sendo ainda uma modalidade desvalorizada,
no qual as visões sobre o EJA nesta instituição estão voltadas para o público regular,
excluindo assim, tanto os discentes como os docentes que fazem parte dessa modalidade.
Por outro lado, é notável que os docentes da EJA conseguem desenvolver suas aulas,
todavia, a predominância de aulas tradicionais é visível. Nesse âmbito, salienta-se que não
há auxilio do coordenador responsável para efetuação dos planejamentos, e não existe
reuniões constantes com o corpo docente dessa instituição. Enfim, o ensino aplicado na
modalidade EJA, está precisando de mais atenção, tendo em vista, buscar estimular os
professores a desenvolverem aulas, mas interativas e, de certa forma, possa desencadear o
interesse do alunado, principalmente por serem desmotivados. |
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