Resumo:
Com o passar dos anos, o mercado dos videogames se tornou o mais lucrativo da
indústria de entretenimento. Graças aos adventos dos smartphones e de suas lojas
de aplicativos, uma nova categoria de jogos se popularizou. Considerados gratuitos
para jogar (F2P), estes jogos não requerem nenhum tipo de investimento financeiro
para sua obtenção, logo, os desenvolvedores precisam pensar em diferentes
maneiras de gerar rendimento por meio destes jogos. Porém, se o jogo não
conseguir prender a atenção do jogador logo nos primeiros minutos, é possível que
o usuário o abandone antes mesmo de gerar qualquer tipo de rendimento? Estes
minutos iniciais da experiência são conhecidos como fase de embarque. Diante
desta problemática, esta pesquisa busca analisar a fase de embarque de diferentes
jogos móveis gratuitos, evidenciando os sentimentos que impactam no engajamento
do jogador. Para isso, foi realizado um estudo de caso com os jogos Zombie
Tsunami, Toy Defense e Dungeon n Pixel Hero. Após a aplicação destes jogos, na
fase de embarque, foi realizado um estudo com base na experiência de diferentes
usuários, analisando as seguintes métricas: ‘experiências positivas’, ‘experiências
negativas’, ‘cansaço’ e ‘retorno para a realidade’. Os resultados mostraram que os
três jogos possuem muitos pontos positivos, porém nenhum dos três conseguiu
agradar uma quantidade significativa de jogadores, resultando em fases de
embarque insatisfatórias. Os dados obtidos na pesquisa podem auxiliar os
desenvolvedores de jogos mostrando as áreas da experiência que precisam ser
melhoradas.
Descrição:
SANTOS, M. P. Aplicação de um método subjetivo de análise da experiência do usuário com a fase de embarque de jogos móveis gratuitos. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.