Resumo:
Diante da possibilidade de se conhecer o nível de desenvolvimento da flexibilidade
cognitivo na educação básica e da constatação da escassez de instrumentos
informatizados válidos e precisos sobre seu uso em estimação/estimulação
adaptativa para este público, em parceria com o Laboratório de Neuropsicologia
Cognitiva e Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Campina Grande e a
Universidade Estadual da Paraíba foi concebido e desenvolvido um jogo para ser
utilizado em intervenções escolares de crianças (entre 11 a 13 anos), na fase da
educação básica, em atividades que envolvem a flexibilidade cognitiva. Acreditando
que uma forma de contornar essas limitações no campo científico e acadêmico é
proposto a instrumentalização dessas práticas como forma de proporcionar um
apoio significativo levando em consideração uma série de requisitos que
contemplem esse estudo. O jogo “O Mundo de PHIE”, desenvolvido nesta pesquisa,
teve como contribuição a estimulação das crianças com idade escolar na
mensuração da flexibilidade cognitiva de uma forma divertida e prática. Para atingir o
objetivo desta investigação, foi necessário utilizar a Teoria de Resposta ao Item nas
etapas de elaboração dos itens e calibração dos mesmos. Como resultado, o jogo
“O Mundo de PHIE”, além de automatizar o teste de uma das habilidades das
funções executivas, obteve resultados estatísticos muito fortes que valida à
consistência deste instrumento.
Descrição:
SILVA, A. P. Jogo para mensuração da flexibilidade cognitiva em crianças na fase do ensino básico: construção e análise. 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.