Resumo:
Os cursos de ciência da computação são estruturados por uma complexa grade curricular, na
qual o método de ensino comumente adotado são aulas expositivas dialogadas, sendo a
melhor estratégia para apresentar conceitos e informações para grupos de alunos. Entretanto,
as aulas expositivas promovem uma aprendizagem superficial em relação aos níveis de
aprendizagem mais baixos, podendo levar a consequências negativas. Visando utilizar meios
auxiliares para aprimorar o ensino-aprendizagem, foi-se elaborado um jogo do tipo RPG (RolePlaying Game), com intuito de auxiliar na abstração e entendimento do assunto de filas, pilhas
e listas, referente à componente curricular de estrutura de dados. Os objetivos foram elaborar o
tabuleiro, as peças e o livro de regras, que induza o aluno a vivenciar no funcionamento do jogo
a utilização das operações envolvidas nas estruturas de dados. Foi feita uma simulação de um
combate, tornando a ideia visível e mais clara. Este trabalho está sujeito a limitações, por
apenas abordar uma porção da grade curricular de estrutura de dados, sendo possível em
atualizações futuras adicionar mais capacidade ao jogo para os demais assuntos, tais como
grafos, árvores e as outras modalidades de listas.
Descrição:
MANGUEIRA, G. P. Criação de um jogo do tipo RPG para o ensino de estrutura de dados. 2019. 32 f.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.