Resumo:
Esse trabalho desenvolveu um estudo sobre o impacto da gamificação na sala de
aula, no qual foi realizada uma investigação com os estudantes da terceira série do
Ensino Médio para avaliar duas estratégias metodológicas, a primeira delas foi o
método gamificado, onde foi utilizado a ferramenta Kahoot, e segunda fez o uso de
instrumento tradicional de avaliação, que foi o papel e lápis. Nesses dois métodos,
cada aluno respondeu um número determinado de questões na área da matemática
do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O estudo contou com
aproximadamente 60 alunos de três turmas diferentes da escola de ensino médio
Monsenhor Vicente Freitas localizada na cidade de Pombal-PB. O estudo de caso
foi dividido em duas intervenções, onde em cada uma o aluno resolveu as questões
por meio das duas ferramentas de avaliação. Ao fim do processo, os alunos
responderam um questionário para avaliar a estratégia gamificada como também o
método tradicional. Os resultados revelaran que a ferramenta Kahoot em relação ao
método de aplicação realizado com papel e lápis economiza tempo, é fácil de utilizar
e promove um nível de satisfação maior de acordo com o ponto de vista dos alunos.
Descrição:
TEOTONIO, L. S. Gamificação como alternativa ao método tradicional de
aprendizagem. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.