Resumo:
A evolução das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) é uma importante
prática pedagógica de ensino-aprendizagem no cotidiano escolar. O presente estudo destaca o
crescimento das novas tecnologias voltadas para o ensino na educação atual, dando ênfase aos
aplicativos educacionais que funcionam em dispositivos móveis, como uma ferramenta
auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo da pesquisa é verificar o uso dos
aplicativos educacionais em sala de aula em escolas públicas de Ensino Fundamental e
Médio. Tal objetivo foi inspirado pela necessidade de novos processos educacionais,
caracterizados, com base nas formas de interação e conhecimento, consequência da sociedade
moderna. Buscou-se investigar se os professores da educação básica (Ensino Fundamental e
Médio) utilizam aplicativos educacionais em sala de aula como meio didático que contribui
para a formação do aluno. Com o auxilio dos aplicativos educacionais que funcionam em
dispositivos móveis, o processo de ensino-aprendizagem e a didática tem atraído os alunos a
uma nova aprendizagem e a novos métodos de ensino. A internet também tem contribuído
para esses novos métodos de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa é de cunho quantiqualitativo e os dados foram coletados através de Survey. Os principais resultados apontam
que, existem recursos tecnológicos nas escolas e os professores mostraram-se interessados em
utilizar aplicativos educacionais em sala de aula. Contudo, verificou-se que a maioria dos
docentes ainda não utilizam aplicativos educacionais e existem problemas de conectividade
com a internet.
Descrição:
VIEIRA, M. H. A. Uso de aplicativos educacionais em escolas públicas de ensino fundamental e médio. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.