Resumo:
O presente trabalho visou compreender como as novas tecnologias digitais podem
contribuir para o desenvolvimento educacional de alunos com Necessidades
Educativas Especiais (NEE), destacando o uso dos jogos educativos no processo de
ensino-aprendizagem. Apresenta-se nesta pesquisa a proposta de um software
educacional denominado de „Brincar de Aprender no Espaço‟, com o objetivo de
oferecer um ambiente de aprendizagem lúdico, composto de objetos de
aprendizagem de exercício e prática, com o propósito de auxiliar no
desenvolvimento educativo de alunos com NEE. A metodologia aplicada foi a
Pesquisa-ação, na qual o pesquisador atuou diretamente com um grupo de alunos
com NEE. Na oportunidade foram trabalhados jogos educativos com esse grupo de
alunos a fim de selecionar aqueles que participariam do desenvolvimento do
software, além de coletar informações com as pedagogas da instituição que atendia
esses alunos. Como resultado observou-se que a aplicação de jogos educativos de
computador auxilia no desenvolvimento cognitivo dos alunos com NEE e selecionouse aqueles que melhor atenderam os requisitos apresentados pelas pedagogas.
Desta forma o software educativo de exercício e prática pode ser desenvolvido,
tendo sido avaliado por meio de um questionário aplicado com a equipe pedagógica.
Concluiu-se que a utilização de jogos por alunos com NEE contribui
significativamente para a aprendizagem dos mesmos. O software desenvolvido
„Brincar de Aprender no Espaço‟ foi bem avaliado pela equipe pedagógica.
Descrição:
GOMES, M. S. Brincar de aprender no espaço: software educacional de exercitação e prática para auxiliar no desenvolvimento cognitivo de alunos com necessidades educativas. 2019. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.