dc.description.abstract |
Quando se trata de projetos de Software, utilizar-se de ferramentas para o
gerenciamento dos projetos pode resultar em muitos benefícios para a execução do
mesmo. Uma vez que, na disciplina de laboratório de Engenharia de Software, fica
evidente a dificuldade dos estudantes em relação a administração das atividades
executadas pela equipe, implicando, geralmente, em atrasos das etapas
programadas. Mas, com a adoção de uma ferramenta para o seu gerenciamento, os
projetos terão mais robustez e, consequentemente, os alunos terão mais domínio no
controle das atividades. Desta forma, este trabalho tem como objetivo identificar os
impactos causados pela adoção de uma ferramenta de Gerenciamento Ágil de
Projetos em estudantes de engenharia de software, quanto à sua aprendizagem,
quando da execução de um projeto, utilizando a metodologia easYProcess. Para
isso, foi construído um questionário de assertivas, baseando-se na escala de Likert
de cinco pontos, com a finalidade de avaliar as dimensões de satisfação e de
aprendizagem dos alunos perante a ferramenta adotada. Nos resultados obtidos
observou-se, de um modo geral, uma aceitação da ferramenta por parte dos
aprendizes, considerando-se os dezesseis (16) critérios elencados na pesquisa, o
que explicita que a ferramenta Bitrix24 conseguiu atender, de maneira proveitosa, as
expectativas dos estudantes de Engenharia de Software. |
pt_BR |