Resumo:
Mensurar o Pensamento Computacional (PC) é uma questão de pesquisa relevante,
especialmente pela complexidade existente na avaliação de habilidades cognitivas.
Entre várias possibilidades, o Bebras é uma proposta criada com o intuito de
estimular o PC, porém o mesmo foi utilizado a fim de comparar o desempenho antes
e depois de oficinas de Robótica Educacional (RE), que visavam desenvolver e
estimular o PC dos alunos de duas escolas diferentes, envolvidos na pesquisa.
Neste contexto, esta pesquisa visa investigar de que forma competências
requeridas dos aprendizes na atualidade podem ser exploradas no ensino médio no
processo de desenvolvimento do pensamento computacional através da resolução
e avaliação de problemas de programação utilizando a RE. Os resultados obtidos
com o estudo evidenciam a importância de novas estratégias para o ensino de PC,
bem como, a demonstração da diferença de resultados em espaços que possuem
práticas perenes no ensino de PC e outras que se utilizam de tal prática
esporadicamente. Vale ressaltar também, que após as oficinas (que utilizaram além
da robótica, metodologias ativas de ensino) foi possível identificar maior facilidade
destes quando necessária a utilização de linguagem de programação em sala de
aula (Python), bem como em áreas distintas do conhecimento, comprovando os
benefícios do estímulo do PC, não apenas para os que desejam enveredar na área
da computação, mas para outras tantas diversas áreas.
Descrição:
MEDEIROS, S. C. Multidisciplinaridade e habilidades do pensamento computacional utilizando a robótica educativa. 2019. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.