dc.contributor.author |
Ferreira, Yasmim Costa |
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dc.date.accessioned |
2020-04-28T18:33:10Z |
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dc.date.available |
2020-04-28T18:33:10Z |
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dc.date.issued |
2019-11-25 |
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dc.identifier.other |
21. ed. CDD 004 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21854 |
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dc.description |
FERREIRA, Y. C. Uma ontologia para representação da taxonomia revisada de Bloom em questões de algoritmos. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O aprendizado de Algoritmos é considerado desafiador pelos estudantes de cursos tecnológicos.
Os principais motivos para este fato são: o alto nível de abstração do conteúdo e a dificuldade
dos docentes em detectar e atender as dificuldades de aprendizado dos alunos. A taxonomia de
Bloom é uma prática pedagógica e metodológica de ensino que contribui para o
desenvolvimento e avaliação de conteúdos e tem sido utilizada em diversas áreas do
conhecimento como forma de avaliação da aprendizagem. Apesar disso, alguns autores têm
relatado dificuldades em utilizá-la na elaboração de avaliações no contexto da programação
introdutória. Com isso, modelos semânticos, como as ontologias, podem ser utilizados, pois,
visam desenvolver um conjunto de regras que possibilitam a inferência de forma que a máquina
possa, através do acesso a essas regras, abstrair um significado semântico das informações
disponibilizadas. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma
ontologia para a representação de questões de algoritmos, de acordo com o domínio Cognitivo
da Taxonomia Revisada de Bloom. O procedimento metodológico adotado para construção da
ontologia foi a metodologia proposta no guia 101 e a ferramenta utilizada para o
desenvolvimento da mesma foi a Protégé. A validação foi feita de forma analítica por meio do
motor de inferência HermiT, regras SWRL, consultas SPARQL e um protótipo no qual pôde-se
demonstrar um cenário hipotético de uso. Como resultado obteve-se: automatizar o processo de
inferência de conhecimento dentro do domínio da Taxonomia Revisada de Bloom; determinar
o nível de aprendizagem de um estudante, considerando a taxonomia, e o nível de uma questão
de algoritmos; trabalhar os conteúdos de Algoritmos de forma hierárquica. Considerou-se ao
final da pesquisa que a ontologia cumpriu o propósito para o qual foi criada, além de oferecer
um potencial a ser explorado para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem em
ambientes virtuais, utilizando a taxonomia de Bloom. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Pablo Roberto Fernandes de Oliveira |
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dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Taxonomia revisada de Bloom |
pt_BR |
dc.subject |
Ontologia |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem de algoritmos |
pt_BR |
dc.title |
Uma ontologia para representação da taxonomia revisada de Bloom em questões de algoritmos |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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