Resumo:
A inserção da Educação Física na escola direciona-se em buscar contribuir para a formação integral do aluno, mostrando-lhes que a realidade na qual estão inseridos contribui com o processo de construção do ser, assim como o acompanha através de uma cultura classificada como Cultura Corporal. Esta se manifesta socioculturalmente através de jogos, esporte, ginástica, luta e dança. O presente estudo objetiva discutir como são utilizados os Jogos e Brincadeiras Populares dentro das propostas pedagógicas e dos currículos da disciplina Educação Física, a fim de conhecer e identificar a importância dada a esses conteúdos pelos professores da área. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo bibliográfica e documental, fundamentada nos referenciais teóricos que norteiam a área, considerando-os a partir do conteúdo (Jogos) e da metodologia de ensino. Ao tratarmos sobre essa temática, possibilitamos uma participação holística de todo o núcleo escolar, ou seja, um envolvimento integral da escola, professores, pais, alunos e da comunidade para com a educação do ser. Assim, através do conteúdo Jogo, a educação ganha novos rumos, pois incorpora conhecimentos do cotidiano dos alunos, diversifica formas de intervenção, bem como, resgata Jogos e Brincadeiras Populares. Esse conteúdo torna-se apenas limitado por meio da compreensão/discussão que recebe por cada grupo em que encontra-se inserido. Conclui-se, portanto, que as obras estudadas permitem um maior acesso aos conhecimentos sobre a temática, porém, surge do professor a iniciativa de pesquisar, conhecer, utilizar e valorizar a mesma.
Descrição:
SOUTO, L. I. M. de A. Discussão sobre os jogos e brincadeiras populares na educação física: Uma proposta para o ensino fundamental I. 2012. 27f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.