Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar o poder da programação funcional
por meio da implementação do jogo Coronel Blotto com a linguagem de programação
Haskell, que é uma linguagem puramente funcional. No jogo, o foco principal será abordar
alguns conceitos pertinentes à Teoria dos Jogos, área que tem muita importância não só para a
Computação, como também para a Economia, Biologia, Política, etc. Isso será feito da forma
mais simples, direta e prática possível, sendo utilizado o jogo Coronel Blotto, que é
amplamente estudado na Teoria dos Jogos. A abordagem da parte teórica da Teoria dos Jogos
é realizada de forma dinâmica, com o jogador sendo acompanhado e recebendo orientações de
como são empregados os conceitos, com o intuito de oferecer e proporcionar as próprias
percepções ao jogador, buscando, assim, diversificar a maneira como os conceitos são
repassados e demonstrando na prática como funciona. Tanto a parte lógica como a parte
gráfica e de interação com o usuário foram implementadas utilizando Haskell, uma das
principais linguagens que seguem o paradigma de programação funcional de forma pura,
aproveitando esse projeto para comprovar o poder proporcionado por ela e que é
desconhecido por muitos programadores. Após uma exposição simplista sobre o jogo, serão
apresentados alguns dos pontos principais desse paradigma, seus princípios, suas vantagens,
como também características da linguagem Haskell a fim de situar o leitor. Serão abordados
também o processo de desenvolvimento e as suas particularidades, enfatizando questões
relacionadas com a programação funcional. Ao fim será apresentada a versão desenvolvida do
jogo, comprovando as características apresentadas, juntamente com as possíveis linhas de
melhoria que podem ser seguidas após esse trabalho.
Descrição:
ROCHA NETO, J. A. Programação funcional e teoria dos jogos. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.