UEPB - Repositório Digital

Proposta pedagógica para o ensino de ótica no ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pires, Diego Neves
dc.date.accessioned 2020-05-27T20:34:35Z
dc.date.available 2020-05-27T20:34:35Z
dc.date.issued 2019-11-20
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.102
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22095
dc.description PIRES, D. N. Proposta pedagógica para o ensino de ótica no ensino médio. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A compreensão dos alunos no que diz respeito ao ensino do conteúdo Óptica nem sempre se dá de forma satisfatória, fato que deveria provocar nos professores do Ensino Médio sobre a utilização de novas estratégias na abordagem dos conteúdos trabalhados. Aplicado o tema no Colégio Batista de Itaporanga-PB, em uma turma da segunda Série do Ensino Médio, com a utilização de propostas pedagógicas diferenciadas, tendo como objetivo analisar o rendimento dos alunos no final do bimestre, constatou-se que, ao ministrar um dado conteúdo, o importante é que não se limitar a sua exposição a uma única forma de apresentação e centrada somente em discussões, mas se deve estar atento a utilização de propostas pedagógicas apropriadas a realidade do discente, em vista de uma melhor interação entre professor e aluno e vice-versa. Na pesquisa, quando da utilização de técnicas diferenciadas, a exposição do conteúdo juntamente com a experimentação e a técnica da sala de aula invertida, observou-se uma melhor interação dos alunos com o conteúdo ministrado. A partir deste estudo, é nítido que devido à somatória de todos os métodos, percebe-se a evolução dos alunos no que diz respeito a aprendizagem do ensino da óptica, mediante a aplicação das avaliações em cada uma das etapas aplicadas entre eles onde o rendimento foi crescente em cada fase do processo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Irenaldo Pereira de Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Óptica pt_BR
dc.subject Física pt_BR
dc.subject Métodos pt_BR
dc.title Proposta pedagógica para o ensino de ótica no ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta