dc.description.abstract |
A compreensão dos alunos no que diz respeito ao ensino do conteúdo Óptica nem sempre
se dá de forma satisfatória, fato que deveria provocar nos professores do Ensino Médio
sobre a utilização de novas estratégias na abordagem dos conteúdos trabalhados. Aplicado
o tema no Colégio Batista de Itaporanga-PB, em uma turma da segunda Série do Ensino
Médio, com a utilização de propostas pedagógicas diferenciadas, tendo como objetivo
analisar o rendimento dos alunos no final do bimestre, constatou-se que, ao ministrar um
dado conteúdo, o importante é que não se limitar a sua exposição a uma única forma de
apresentação e centrada somente em discussões, mas se deve estar atento a utilização de
propostas pedagógicas apropriadas a realidade do discente, em vista de uma melhor
interação entre professor e aluno e vice-versa. Na pesquisa, quando da utilização de
técnicas diferenciadas, a exposição do conteúdo juntamente com a experimentação e a
técnica da sala de aula invertida, observou-se uma melhor interação dos alunos com o
conteúdo ministrado. A partir deste estudo, é nítido que devido à somatória de todos os
métodos, percebe-se a evolução dos alunos no que diz respeito a aprendizagem do ensino
da óptica, mediante a aplicação das avaliações em cada uma das etapas aplicadas entre
eles onde o rendimento foi crescente em cada fase do processo. |
pt_BR |