Resumo:
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma parte do contexto histórico de alguns dos
mais influentes físicos. O motivo pelo qual esse assunto ter sido abordado, parte do ponto
inicial onde foi observado que os professores de física na questão do ensino, consideram
importante somente a transmissão do conhecimento de formulas e regras dentro da física sem
se importar por algum motivo em não abordar como foi a realidade histórica vivida por
determinado físico envolvido em algum ramo de estudo da física. Para tanto foi realizado um
questionário que contém várias questões que visa saber se os alunos acham importante que a
história de todo o desenvolvimento das mais diversas partes da física, além disso algumas das
questões levantadas dentro do questionário indagava se alunos tem alguma noção sobre a
história da física, se de acordo com as respostas obtidas se o alunado acha importante que seja
inserido no ensino da física o contexto histórico que viveu cada físico, e depois partir para o
ensino de suas teorias e leis que contem a física. A pesquisa feita mostrou que os alunos
indagados julgaram ser necessário uma menção a respeito do contexto histórico bibliográfico
e da importância desse estudo desenvolvido por cada físico em seus campos de estudo. Por
tudo isso, se conclui que que mesmo não sendo exigido pelas leis que regem o ensino atual, os
resultados mostram que maioria dos alunos questionados jugam importante se ter algum
conhecimento dessa área histórica.
Descrição:
FARIAS, J. M. Conhecer sobre a história de grandes físicos, influência no ensino de física a nível médio?. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.